Quem sou eu

Terra da Garoa, SP, Brazil
Teresinha de Almeida Ramos Neves, para os familiares e amigos Tê ou Téka, profissional do Direito e da Ciência Política. Casada, mãe de três lindas filhas.De 1987 a 2008 trabalhei na Câmara de São Paulo, passando por todos os cargos de gabinete. Em 2008, um importante projeto político me levou à Câmara Municipal de Guarulhos onde ocupei os cargos de Diretora de Licitações e Contratos e Diretora de Comunicação e TV Câmara. Em 2012 fui candidata a vereadora por São Paulo e agraciada com a confiança de 5.645 cidadãos desta linda cidade. Voltei à Câmara de São Paulo, no gabinete do Vereador Pastor Edemilson Chaves, onde exerço a função de assessora jurídico-legislativo. Sou amante de bons livros, eclética por natureza, sonhadora por decisão e conquistadora pela graça de Deus. Apaixonada pela vida, não me canso de agradecer pelos obstáculos que me permitem crescer. Amo os amigos e busco a conquista dos possíveis inimigos. Não me agrado da inércia (estagnição, inatividade, apatia, preguiça) e nem da indolência (distância, frieza, desleixo, negligência) mas prezo pela excelência e pela dinâmica da vida. Minha família, minha razão; Jesus, minha maior inspiração!

Senado pode desmembrar projeto da partilha do pré-sal, diz líder

Foto: www.naval.com.br/.../2009/08/pre-sal-dez2007.jpg
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse nesta terça-feira que a Casa desmembrará o projeto de lei que institui o regime de partilha para a exploração da camada pré-sal se não houver acordo sobre uma nova fórmula para a distribuição dos royalties do petróleo.

Segundo o parlamentar, se isso ocorrer, o Senado aprovaria o regime de partilha ainda no primeiro semestre, mas deixaria o polêmico tema dos royalties para depois das eleições.

A decisão, que já vinha sendo aventada pelo Executivo e senadores aliados, foi tomada em reunião entre líderes governistas e o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais). Eles também reafirmaram que o governo não retirará o regime de urgência constitucional dos quatro projetos que integram o novo modelo do setor.

"Só vota royalties se houver uma proposta alternativa que englobe a base do governo e um entendimento também com a Câmara dos Deputados", disse Jucá depois do encontro.

"Proposta alternativa viável é a que todos ganham, a União perde pouco e Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo não tenham um prejuízo grande também."

O projeto enviado pelo Executivo ao Congresso não tratava da divisão dos royalties. Mas, os deputados aprovaram um texto que passou a dividir os recursos entre Estados e municípios de acordo com os critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), retirando receitas dos Estados e municípios produtores da commodity - principalmente Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Para evitar que a Câmara possa mudar novamente as regras de distribuição de royalties se o desmembramento for adotado, Jucá disse que o Senado deve emendar a parte referente ao regime de partilha na proposta de criação do fundo social. Assim, os deputados não poderiam apresentar nova emenda ao projeto com regras para o rateio dos royalties, mas só aprovar ou rejeitar o que foi alterado no Senado.

No dia 19, a proposta de criação da Petro-Sal já passa a trancar a pauta do plenário do Senado.

Os outros três projetos do marco - capitalização da Petrobras, fundo social e regime de partilha - trancam no início de maio.

"A tendência é não ter votação nas comissões", afirmou o líder do governo. "Se houvesse entendimento com a oposição, a nossa prioridade era a capitalização da Petrobras."

Fonte: Reuters News / Portal Terra

MINHAS REFLEXÕES

Na impossibilidade de acordo quanto aos royalties, faz-se a partilha e deixa royalties para depois das eleições... Esta me parece uma boa saída, no momento!

Esperamos que a partilha também seja justa e, ao final, o acordo para os royalties seja uma distribuição justíssima e condizente com os Estados envolvidos, sem qualquer privilégio!

O que não esperamos é que se empurre a distribuição justa só para ganhar tempo e esperar a conjuntura política!

No mais, “Antes tarde do que nunca”!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário