Quem sou eu

Terra da Garoa, SP, Brazil
Teresinha de Almeida Ramos Neves, para os familiares e amigos Tê ou Téka, profissional do Direito e da Ciência Política. Casada, mãe de três lindas filhas.De 1987 a 2008 trabalhei na Câmara de São Paulo, passando por todos os cargos de gabinete. Em 2008, um importante projeto político me levou à Câmara Municipal de Guarulhos onde ocupei os cargos de Diretora de Licitações e Contratos e Diretora de Comunicação e TV Câmara. Em 2012 fui candidata a vereadora por São Paulo e agraciada com a confiança de 5.645 cidadãos desta linda cidade. Voltei à Câmara de São Paulo, no gabinete do Vereador Pastor Edemilson Chaves, onde exerço a função de assessora jurídico-legislativo. Sou amante de bons livros, eclética por natureza, sonhadora por decisão e conquistadora pela graça de Deus. Apaixonada pela vida, não me canso de agradecer pelos obstáculos que me permitem crescer. Amo os amigos e busco a conquista dos possíveis inimigos. Não me agrado da inércia (estagnição, inatividade, apatia, preguiça) e nem da indolência (distância, frieza, desleixo, negligência) mas prezo pela excelência e pela dinâmica da vida. Minha família, minha razão; Jesus, minha maior inspiração!

PRESIDENTE ALAN NETO SEGUE RECEBENDO IMPORTANTES VISITAS NA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARULHOS

Geraldo Júnior entrevista o Pr Marco Feliciano no Plenário da Câmara

No final da manhã dessa terça-feira, 23, o presidente da Câmara Municipal de Guarulhos, vereador ALAN NETO, recebeu a visita de cortesia do Pastor e Conferencista Internacional, Marco Feliciano.
Muito contente com a visita, o vereador ALAN NETO explicou ao convidado o funcionamento da Câmara e como os equipamentos do Legislativo podem ser utilizados: “o espaço do plenário sempre é usado por igrejas de diversos segmentos e está à disposição para eventos que sejam importantes para a população e para a cidade como um todo”

Aos 38 anos o Pr. Marco Feliciano é presidente do Ministério Tempo de Avivamento, com sede em Orlândia-SP. Conheceu a Igreja evangélica aos 14 anos e tornou-se Pregador da Palavra de Deus. Já visitou mais de 1600 cidades brasileiras e 57 países. O Pr. Marco agradeceu a hospitalidade do presidente ALAN NETO e declarou: “Estou muito feliz de conhecer o Poder Legislativo de Guarulhos. Esta é uma grande cidade, com muita pujança. Espero estar cada vez mais presente e ajudar no que for possível”.
Fonte: Assessoria de Imprensa - http://www.alanneto.com.br/
MINHAS REFLEXÕES
O Presidente ALAN NETO tem sido muito procurado por importantes figuras da nossa sociedade, independente de credo, cor, raça... e isso nos deixa muito felizes!
ALAN é um politico com trajetória muito conhecida na Cidade de Guarulhos por dar continuidade à carreira política de seu Avô. O admiro por seu perfil dinâmico, intrépido, porém muito conciliador, característica esta que o levou à presidência da Câmara com o apoio de um grupo seleto daquela Casa Legislativa.
Sei que, neste ano, ouviremos muiito sobre o ALAN NETO, e saibam que há uma razão especial para tanta conquista pois, além da sua competência legislativa e, agora, também com atribuições e visão de gestor público, o ALAN NETO é uma pessoa simples, amável, prestativa, muito humana, o que o faz atrair pessoas especiais que querem conhecê-lo, visitá-lo.
Desta vez, a visita ilustre foi o Pastor Marco Feliciano, que é uma pessoa muito querida nas igrejas pentecostais, principalmente por seu ministério de levar a palavra de Deus para o mundo!Seu currículum soma atuações como pastor-evangelista, cantor, escritor...
Não vejo necessidade de traçar mais sobre seu perfil, porque a matéria já traz uma idéia, mas sei que a maioria dos pentecostais já foram abençoados pelas palavras motivacionais e abençoadoras trazidas por ele.
Parabéns, presidente ALAN NETO! Receber uma pessoa como o Pastor Marco Feliciano com tanto carinho e atenção, é receber um pouco de Cristo, porque ele é um referencial d'Ele aqui na Terra e, desta forma, o sr. só tem a ganhar!!!

MÚSICA GOSPEL DEVERÁ TER INCENTIVO FISCAL

Foto: www.ogalileo.com.br

Eventos cristãos poderão gozar dos benefícios do Programa Nacional de Apoio à Cultura, instituído pela Lei Rouanet

A música gospel deverá ser reconhecida como manifestação cultural, segundo o Projeto de Lei da Câmara 27/09, que recebeu nesta semana parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O projeto, que já recebeu parecer favorável da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), ainda será examinado pelo Plenário. O seu relator na CE, senador Papaléo Paes (PSDB-AP), lembrou que a música gospel nasceu nos Estados Unidos e integrou-se à "dinâmica cultural brasileira, perpassando os diversos segmentos da sociedade e integrando-se às culturas regionais que compõem a diversidade do nosso país".

Um dos destaques desse projeto é permitir que parte do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas seja aplicado em eventos que promovam a cultura gospel e amplie sua tradição no Brasil.

Para o autor do Projeto, Deputado Bispo Rodovalho (DEM-DF), a música gospel ajuda a ampliar o cultivo aos valores cristãos. Papaléo Paes concorda com o Deputado e acrescenta: “A aprovação do projeto vai propiciar maior divulgação desse estilo musical no País”.

Fonte: Agência Senado /Assessoria Senador Papaléo Paes
www.ogalileo.com.br

MINHAS REFLEXÕES:

AOS LEVITAS, MAIS UMA GRANDE RESPONSABILIDADE!! ALÉM, MUITO ALÉM DE INCENTIVO FISCAL, A ADORAÇÃO GENUÍNA, VERDADEIRA!!! ESTE DEVE SER O FÓCO!!!POR CONSEQUÊNCIA, AS BÊNÇÃOS VOS ALCANÇARÃO!!!

COM CERTEZA, A MÚSICA GOSPEL JÁ FAZ PARTE DA NOSSA CULTURA, INDEPENDENTEMENTE, DE DENOMINAÇÃO A OU B, A EXEMPLO DISSO PERGUNTO: QUEM NUNCA OUVIU "...SEGURA NAS MÃOS DE DEUS...", "COMO UM ZAQUEU, EU QUERO SUBIR..."?

A GERAÇÃO DA SEGUNDA MÚSICA ATÉ PODE NÃO TER OUVIDO A PRIMEIRA MAS, CERTAMENTE, A GERAÇÃO DA PRIMEIRA, EM PASSADO RECENTE, OUVIU MUIITO A SEGUNDA, EM VÁRIOS RITMOS, PARA TODO GOSTO,NÃO É??

ESPERAMOS QUE O SENADOR PAPALÉO PAES CAPRICHE NO SEU RELATÓRIO, NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO! PARABÉNS AO DEPUTADO BISPO RODOVALHO, PELA INICIATIVA!!!

CAMPANHAS CARAS ESTIMULAM CORRUPÇÃO NO BRASIL - REVISTA BRITÂNICA "THE ECONOMIST"


25 de fevereiro de 2010 • 16h52 • atualizado às 17h04

A edição desta semana da revista britânica The Economist traz um artigo em que afirma que os altos custos das campanhas políticas no Brasil, aliados a regras de financiamentos eleitorais "estritas de maneira irrealista", são a origem de muitos dos escândalos de corrupção no País.

A revista cita o recente caso envolvendo o governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e brinca ao afirmar que "no Brasil, quando dinheiro, política e escândalos se encontram, há geralmente uma câmera em algum lugar para fazer com que qualquer declaração de inocência se esvazie".

Afirmando que o "Brasil provavelmente não é mais corrupto que países de tamanho e riqueza similares" - com resultados melhores em índices de percepção da corrupção que Índia, China e Rússia -, a Economist diz que os escândalos no País costumam ser investigados por uma imprensa "agressiva e competitiva" e instituições fortes como o Ministério Público.

Citando informações da ONG Transparência Internacional, a publicação diz que, embora parte do dinheiro da corrupção seja usada em propinas, a maior quantidade vai para financiamentos de campanhas, cujas regras no Brasil são bastante estritas.

Como exemplo dessas regras duras, a revista cita a cassação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, depois suspensa pela Justiça. A Economist também afirma que as campanhas no Brasil são muito caras, devido ao tamanho dos distritos eleitorais e a uma cultura entre empresas de que é necessário fazer doações a políticos de todas as tendências, como forma de ficar bem com o governo.

Para a revista, a visão de que a prisão de Arruda representa um progresso no combate à corrupção é "otimista". Além disso, a publicação sugere que ele só foi preso por governar o Distrito Federal, que é "pequeno", e representar um partido, o DEM, "cuja importância está diminuindo".

"Uma lição mais prática do episódio (Arruda) para os aspirantes a políticos pode ser a de checar vasos, malas e móveis para ver se há câmeras escondidas antes de lidar com grandes maços de dinheiro", diz a revista.

Fonte: Portal Terra
BBC Brasil - BBC BRASIL.com

MINHAS REFLEXÕES:

Primeiro, artigo tratando de corrupção no Brasil, publicado em revista britânica é, no mínimo, "uma vergonha"!
A citação do caso Arruda e a brincadeira relacionada a câmera pode trazer a idéia de que o brasileiro está esperto - prefiro receber como uma noticia não tão ruim assim;
Se comparado a India, China, Rússia, o Brasil é menos corrupto, parece que temos grandes concorrentes (que horror!!);
Em meio a tanta vergonha, vemos o reconhecimento à nossa "agressiva e competitiva" imprensa, bem como ao nosso "forte" Minsitério Pùblico e às Organizações Não Governamentias que estão atentas à tudo!

E o que dizer do comentário relacionado à nossa legislação eleitoral? Mais uma vez prefiro receber como elogio a parte trata do financiamentos de campanhas,quando menciona que "as regras são bastante estritas".Pensando pelo sinônimo restritas, as leis seriam limitadas, cerceadas... sei lá, talvez sob esta ótica não seria tão bom assim né?rs...

A citação da "Kassação" e posterior suspensão pela justiça, soa como um Estado que "ora sabe o que quer, outrora não...", mas é amenizada pela idéia de que "as campanhas são muito caras devido ao tamanho dos distritos eleitorais" só que, na sequência, menciona as doações de empresários têm essa postura para ficar "de boa" com o governo (puxa, "estava indo tão bem"!!)
E, para "fechar com chave de ouro", desvaloriza a prisão do Arruda, sem nem olhar como um marco a prisão de um governador que estava em exercício; e, finalizando, aconselha os "Arrudas" a checarem "vasos, malas,..." na busca das maldosas câmeras escondidas causadoras de todos esses males!

Será, mesmo, que lá fora as pessoas precisavam saber de tudo isto? No Brasil, aprendemos que "roupa suja se lava em casa", justamente para "não pagar este mico"!! Prefiro ficar com a imagem da decolagem do "Cristo Redentor", no aspecto econômico!
Fazer o que né??rs...

CONGRESSO NACIONAL REAGE À EXPLOSÃO DO CRACK


A explosão do uso de crack no Brasil levará a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados a analisar em caráter conclusivo e em regime de urgência o Projeto de Lei 6684/09, que dispensa as entidades de recuperação de dependentes químicos de cumprir normas impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enquanto o poder público não instalar um serviço próprio nas cidades com mais de 100 mil habitantes.

Atualmente, a Anvisa define uma série de exigências para o tratamento, a infraestrutura e os recursos humanos necessários ao funcionamento de instituições deste tipo.

Autor do projeto, o senador Magno Malta (PR-ES) acredita que o rigor das normas e a fiscalização das mesmas não só dificulta como inviabiliza o funcionamento de muitas comunidades terapêuticas. Na opinião do senador, que acabou de inaugurar a Casa do Crack, no Espírito Santo, para atender meninos de oito a 13 anos usuários de drogas, o governo federal deveria apoiar as iniciativas de grupos religiosos e da sociedade civil que se dispõem a tratar dependentes químicos, principalmente os de baixa renda.

– O que a Anvisa deveria fazer é exigir um mínimo de limpeza e incentivar esses grupos a tirar os dependentes das ruas – dispara Malta. – Um usuário em tratamento é, muitas vezes, um estupro, um assalto, um arrombamento a menos. Agora uma série de técnicos que não conhece a angústia de uma mãe de um dependente quer impor um monte de regras.

Feliz com a aproximação da votação da matéria, o senador criticou o pedido feito pelo Ministério da Saúde para que fossem liberadas mais verbas para a pasta com o intuito de investir no tratamento de dependentes de crack. Na opinião de Malta, o ministério deveria estar mais focado na prevenção.

O Ministério da Saúde reconhece que as consequências negativas do consumo de álcool e outras drogas constitui um dos grandes desafios para as políticas sociais que tratam da questão. Segundo a pasta, desde 2003 o Sistema Único de Saúde (SUS) assumiu a responsabilidade de oferecer cuidados aos usuários de álcool e outra drogas e, por isso, dos 1.467 centros de atenção psicossociais, as Caps, 223 são específicos para o tratamento de álcool e drogas.

Investimento De acordo com o ministério, o Brasil tem 60% de cobertura em saúde mental. O número de Caps é insuficiente, mas a pasta garante que, comparado aos índices de 2001, quando o percentual de cobertura era de 21%, os avanços são significativos.

Em 2008, o ministério repassou aos estados e municípios R$ 285 milhões para a manutenção dos Caps. Em 2009 foram disponibilizados R$ 319 milhões, um crescimento de 11,9% Também no ano passado, a pasta lançou o Plano Emergencial de Ampliação de Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e outras drogas (PEAD), que prevê recursos da ordem de R$ 117 milhões para ações executadas até o final de 2010 em 108 municípios prioritários.

Para o ministério, a atividade das comunidades terapêuticas devem ser complementares aos serviços oferecidos pelo SUS e a regulamentação deve ser respeitada para que se possa apontar critérios mínimos de funcionamento .

Fonte: Jornal do Brasil

MINHAS REFLEXÕES:
Importantíssimo este projeto de lei do Senador Magno Malta. Ainda bem que o Senado decidiu por fazê-lo tramitar em caráter de urgência.

Posso ser suspeita (porque admiro demais o trabalho do Senador Magno Malta – pena que não representa o meu Estado, mas trabalha para o País!) mas só quem tem tanta experiência sobre este tema, não só em teoria mas, principalmente, na prática é que pode fazer a defesa posta na matéria acima.

Infelizmente, os gestores públicos pensam que implantar políticas públicas de repressão/intervenção é um grande feito, pela idéia de “trouxe solução para o problema”, no entanto, se o problema não existir porque houve um trabalho de prevenção, não traz o mesmo efeito! É lamentável!! Certo é que reprimir também é importante, mas a prevenção evitaria tantos danos, tais como rejeições, mágoas, destruição de lares, estupros, entre outros já mencionados acima. Minha mãe sempre diz que “é melhor prevenir do que remediar”, ditado popular tão conhecido e tão pouco valorizado, né?

Sabemos que existem programas do Governo Federal que visam a implantar políticas públicas voltadas a repressão e prevenção de substâncias psicoativas. À saber, a SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, ligada ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em parceria com o PRONASCI – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, buscando intervir contra as drogas, violência,... trabalham no programa “Ações Integradas ao Uso de Drogas e Violência” que está organizado em três componentes de atuação, com previsão de acontecer simultaneamente ao longo de sua execução: São eles MOBILIZAÇÃO, PREVENÇÃO, TRATAMENTO E REINSERÇÃO SOCIAL.

O programa, no todo, é bem interessante, mas vou traçar um pouco do tópico PREVENÇÃO:

Traz a idéia de que, no município, melhor que reprimir é unir forças para prevenir e ficar atento para evitar, impedir, retardar ou reduzir o uso, o abuso ou a dependência de drogas. Nesse sentido, a prevenção ao uso de drogas e de outros comportamentos de risco para a violência será potencializada nos Territórios de Paz, por meio da disseminação sistemática de informações qualificadas sobre drogas e da capacitação de profissionais e lideranças comunitárias, para que possam atuar como multiplicadores de informação, capazes de abordar de forma adequada e encaminhar as situações identificadas em suas comunidades.

A previsão é capacitar cerca de 80 mil pessoas em 10 diferentes cursos, voltados à prática diária dos diferentes atores. Dentre eles estão: conselheiros municipais, professores, profissionais de segurança pública, policiais rodoviários federais e estaduais, profissionais de saúde da rede básica, lideranças religiosas, operadores do direito, profissionais de saúde, segurança do trabalho e recursos humanos.

Além de toda a capacitação, serão implementados projetos sociais identificados como “boas práticas” em diversas partes do Brasil. Esses projetos já vêm sendo desenvolvidos com sucesso por instituições, organizações e associações não-governamentais que atuam fortemente na melhoria das condições de vida das comunidades e que, em parceria com o governo, fortalecem e ampliam o alcance das políticas sociais. Para este programa, a Senad e o Pronasci selecionaram três projetos que se destacam pelo impacto alcançado junto à população e que serão implementados simultaneamente. São eles:

- O Projeto Lua Nova de reinserção social de jovens mães, usuárias de drogas em situação de vulnerabilidade;

- A Terapia Comunitária, que busca a solução de problemas pela própria comunidade, por meio da formação de uma rede solidária de acolhimento e encaminhamento;

- O Consultório de Rua que leva atendimento psicológico, médico e social até adolescentes e jovens em situação de rua.

Todas as ações de prevenção serão complementadas com a distribuição de materiais de orientação sobre drogas, prevenção, tratamento e reinserção social. O objetivo é fornecer informação e orientação para públicos específicos, com enfoque na perspectiva de educação e de mobilização comunitária.
Fonte: (http://www.comunidadesegura.org.br/pt-br/node/42943)

Este programa nos parece importante e bem abrangente, com grande possibilidade de servir como agente transformador das questões ora apresentadas, mas é preciso que sua execução aconteça, na prática, com a mesma animosidade que se apresenta.

Sobre a PREVENÇÃO, faço algumas observações:

Será que, apenas, os três projetos escolhidos para atuar na prevenção será o suficiente para atender tamanha demanda? Talvez o será em pequenas cidades, com uma população de até 100 mil habitantes, porém em grandes cidades é, praticamente inviável, ainda que o atendimento do SUS seja o melhor. O Projeto Lua Nova, a Terapia Comunitária e o Consultório de Rua são bem pensados, porém nas grandes cidades, sua execução é inviável, quase uma utopia. A questão está para o número elevado da população, o que coloca este tipo de política pública como um sonho, ainda por alcançar. E, aqui, vejo a oportunidade de mostrar a importância do projeto do Senador Magno Malta. Se as regras da ANVISA forem amenizadas, deixando de dificultar a instalação de pequenas Casas Terapêuticas, as instituições religiosas e pessoas da sociedade civil poderão auxiliar muiito o governo, principalmente, na política pública de prevenção.

É óbvio que é preciso exigir as mínimas condições de higiene mas, se exceder, certamente, dificultará o atendimento aos pacientes de baixa renda, porque os custos tendem a aumentar.

Por não poucas vezes, pessoas da sociedade civil que fazem um trabalho filantrópico acabam por desistir porque não conseguem atender às exigências da ANVISA e, desta forma, são obrigados a fechar as portas deixando os pacientes à mercê do tráfico de drogas, da criminalidade, etc..

É sabido que famílias de baixa renda, quando procuram a ajuda de uma Casa de Recuperação, de pronto, informam que não possuem condições financeiras e que precisam internar seus filhos/familiares, sob pena de vê-los mortos em qualquer momento. Os responsáveis pelas Casas, na maioria das vezes, ficam com dó e cuidam desses pacientes gratuitamente. Ressalta-se que esta é a regra, já que a exceção é ter pacientes pagantes. Às vezes os familiares ajudam com cestas básicas, ... mas se o responsável pela Casa não tiver parcerias, não consegue mantê-la aberta.

Quando o paciente sai do período de desintoxicação (o pior, na minha opinião) e participa de vários momentos de orientação espiritual, onde se estimula a fé, a retomada dos sonhos,.. começa a entender a importância de decidir mudar. É fato que o acompanhamento espiritual é imprescindível para que o usuário de substância psicoativa seja recuperado. A fé renova as expectativas, os sonhos; e, é o primeiro importante passo para que ele venha acreditar que é possível!

Para resumir, quando o paciente começa a se sentir seguro e confiante desta decisão, inicia-se o processo de reinserção social, em que vai desenvolver alguma atividade que lhe traga rendimento financeiro e, desta forma, consegue ajudar a Casa que lhe ajudou tanto tempo, sem receber nada em troca e construir a sua vida, com o seu trabalho, dignamente!.

Veja que manter aberta uma Casa Terapêutica não é uma missão muito fácil; pior, ainda, se as exigências forem aberrantes e fora da respectiva realidade! Penso que é preciso amar, com o amor incondicional, a exemplo de Jesus, para aceitar tamanho desafio!!! No entanto, se os legisladores e o governo entenderem esta realidade o projeto, em análise, será aprovado, sem maiores objeções e, desta forma, será mais fácil implantar as mencionadas políticas públicas.

No resultado final, quem ganha é o povo que terá os seus familiares tratados e recuperados e não estará exposto à criminalidade!

Os desafios são grandes, porém simples atitudes fazem toda a diferença!

EM EVIDÊNCIA, JUSTIÇA ELEITORAL DE SÃO PAULO

TRE-SP divulga cassação de Kassab, vice e 8 vereadores
22 de fevereiro de 2010 • 13h04 • atualizado às 14h04

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou nesta segunda-feira a decisão que cassou o diploma do prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM), e de sua vice, Alda Marco Antonio (PMDB), por captação ilícita de recursos nas eleições de 2008. A decisão ainda torna prefeito e vice inelegíveis por três anos. O juiz Aloisio Sérgio Rezende Silveira ainda decretou a cassação de oito vereadores.
Para o juiz, as quantias recebidas pelos acusados "tiveram o condão de contaminar o processo eleitoral ou ainda influenciar efetivamente na vontade do eleitor por representar abuso de poder econômico".
De acordo com a sentença, que revisou as contas de Kassab e Alda, os candidatos receberam R$ 10 milhões de doações irregulares, o que representa 33,87% do total declarado na prestação de contas (R$ 29.788.531,56).
Conforme a análise das contas, 93,64% dos recursos vieram de repasses do Comitê Financeiro Único dos Democratas e o restante foi recebido do Diretório Nacional do partido e do Banco Itaú.
O juiz considerou os repasses via Comitê Financeiro como captação indireta de fontes vedadas por se tratarem de concessionária ou permissionária de serviço público ou entidade de classe ou sindical. Entre essas fontes, está a Associação Imobiliária Brasileira (AIB).
Em relação à doação direta de R$ 500 mil do Banco Itaú aos candidatos, o juiz concluiu como sendo de fonte vedada porque o banco mantinha, à época da doação, contrato com a prefeitura São Paulo para administrar parte da folha de pagamento.
Em outras oito representações divulgadas hoje, Silveira cassou, também por captação ilícita de recursos, o diploma dos vereadores Antonio Donato Madormo (PT), Arselino Roque Tatto (PT), Gilberto Tanos Natalini (PSDB), Italo Cardoso Araújo (PT), José Américo Ascêncio Dias (PT), José Police Neto (PSDB), Juliana Cardoso (PT) e Marco Aurélio de Almeida Cunha (DEM).
Em 2009, o juiz havia cassado outros 16 vereadores por recebimento de doações ilegais. Todos recorreram da decisão de primeiro grau ao TRE-SP. Em todos esses casos, Silveira recebeu os recursos com efeito suspensivo, isto é, os vereadores cassados continuam no cargo enquanto aguardam o julgamento dos processos no TRE.
O prazo para recurso é de três dias após a publicação das sentenças, que ocorre amanhã, expirando na sexta-feira. A defesa de Kassab já avisou que recorrerá.
Fonte: Redação Terra

MINHAS REFLEXÕES:

Preliminarmente, esclareço que não tenho a pretensão de "pendurar qualquer pe
ssoa numa cruz", até porque nada se tem como confirmado, até o trânsito em julgado de uma ação.

É sabido que cumprir a lei eleitoral em 100% não é uma missão muito fácil para qualquer candidato, até porque são regras recentes, na minha opinião, em fase de experimento até para os profissionais da Justiça Eleitoral, quiçá para os candidatos!

Lembro-me das reuniões feitas pelo TRE com os assessores dos candidatos, para tentar explicar detalhes das novas regras e nós lá, marcando tudo, nem piscando para entender qual seria a linha a ser seguida pelo Tribunal... várias reuniões, vários questionamentos, várias polêmicas que geraram algumas brincadeiras do tipo: ISSO PODE – ISSO NÃO PÓDE!! Uma loucura!!rs...

Lembro, também, das várias reuniões da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB/SP, com os colegas Dr. Everson Tobaruella (então presidente da Comissão), Dr. Marcelo Melo (vice-presidente), Drs. Fabio Takeda, Claudia Madeira, Aninha Vastag, Joel Batista... (saudade de todos!rs) só para discutirmos cada parágrafo da nova lei eleitoral, das Resoluções, analisarmos cada caso,... Não foi fácil, foram muuitas reuniões, muitas preocupações, visando acertar, o máximo possível, em um momento de experimento para todos!

No entanto, por vezes, penso que alguns candidatos não levaram muito a sério algumas regras ou entenderam que poderiam justificar caso fosse necessário, algo do tipo: “tem defesa”. Os que pensaram assim puseram em risco a sua diplomação, porém, em razão das divergências, ajustes e adaptações às novas regras, conseguiram superar este primeiro problema.

O próximo desafio era a prestação de contas ao Tribunal Regional Eleitoral. Gente! Pensa num parlamento agitado, assessoria trabalhando até varar madrugada, notas para lá, notas para cá, conversas, reuniões, ajustes... Meu Deus!, Era preciso deixar tudo muito certinho para não cair na “malha fina” do TRE. Ufah! Prazo cumprido, prestação de contas entregue, protocolo nas mãos (este documento, naquele momento, valia muuito ouro rs...)
Mas ainda era preciso aguardar a aprovação das contas, pelo Tribunal Regional Eleitoral. Pensa numa tensão! Aí começa a “pipocar” despachos do TRE/SP solicitando documento x, documento y...várias exclamações do tipo: mas eu juntei!, mas, eu não fui orientado no momento do protocolo!! Algumas perguntas: Por que receberam as contas se faltava documento? Será que eles sabem o que estão pedindo? Outra agitação, novas juntadas de documentos, nova expectativa...

Aí chega o dia em que o TRE/SP começa a publicar as contas aprovadas... Ufah, para aqueles que receberam esta notícia; e, mais, agonia para aqueles que tiveram as contas rejeitadas – ainda bem que se tem prazo para emendar, fazer ajustes...

Terminado este clima de tensão, prazos cumpridos, contas aprovadas... Agora UFAH!!!! Chega Né?? As contas já foram aprovadas, tudo certinho, aqueles pensamentos: eu sabia que tinha feito tudo certo! Que teria defesa!... Agora é só pensar na próxima campanha!!...

Aí, em 2009, “estoura” uma sentença cassando 16 vereadores, que recorreram e aguardam o respectivo julgamento;

E, como se não bastasse, mais uma sentença cassando mais 8 vereadores e de “lambuja” o Prefeito de SP Gilberto Kassab e sua vice Alda Marco Antonio!! Meu Deus!!! Como assim??? As doações eram legais, permitidas!!! Mas, e agora? Como explicar essa doação do Banco Itaú, caracterizada como conduta vedada porque a instituição financeira prestava serviços para a Prefeitura de São Paulo??Qual será o argumento da defesa??? Será que a febre do “não sabia” volta à cena? Agora, do outro lado do muro?

Não sei, não estou julgando ninguém! Estou, apenas, refletindo sobre este cenário do Direito Eleitoral que dinamizou a Justiça Eleitoral, que tinha a fama de trabalhar, apenas, no período eleitoral!! Outra realidade!!! (td bem que sou suspeita, porque amo o Direito Eleitoral, mas não se trata de super valoração, mas da verdade dos fatos rs...)
Coisas de eleições que, a cada dia, fica mais atraente, mais dinâmica, mais envolvente, mais preocupante,...
... e quem ganha é o povo, que começa a vivenciar o principio da publicidade, outrora visto como utopia, hoje, fazendo parte da nossa realidade!!
"Não sei" como será o desdobro de tudo isso, mas...
...Quem deve, pague; quem não deve, prove; quem acredita, vota!!

Viva a democracia!!!!

MOMENTO HISTÓRICO NO HAITI

(DEUS NÃO AJUDARÁ ESTA CRIANÇA, SE NÃO FIZERMOS A NOSSA PARTE!)


Por Comunicação JOCUM Brasil em 18 de fevereiro de 2010

Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2010.

Queridos,

Hoje de manhã, nós acordamos com um tremendo teste de som de um grande palco montado bem em frente ao palácio do Governo. Detalhe: era tocando só música evangélica!!

Por volta de 7h da manhã as pessoas começaram a chegar. Agora são 9h30min há em torno de 100.000 pessoas aqui na frente. Pregadores estão declarando que o Haiti pertence a Jesus, e que o Senhor é grande. O povo não para de clamar ALELUIAS! Há uma grande esperança no ar de que haverá um novo Haiti, em que o Senhor Jesus será livremente adorado! Um Haiti dedicado a Ele.

Ontem, o Eduardo recebeu uma palavra em Isaías 60, em que o último versículo fala que o menor virá a ser mil e o mínimo será uma grande nação, e que o Senhor fará isso prontamente.

Ficamos no meio do povo orando e profetizando essa palavra de Deus. Além disso, pelo que entendemos, foi o presidente do País que pediu para que o povo tivesse três dias de oração em favor do Haiti.

Nós sentimos que estamos fazendo parte de um momento histórico!

Grande abraço do Haiti, bem da frente do palácio que foi destruído, de onde Deus tem levantado uma nova Nação!

Johan, Michelle e Eduardo
Equipe de JOCUM Brasil no Haiti

Atenção: nesta próxima segunda-feira (22/02), sai rumo ao Haiti nossa segunda equipe de JOCUM Brasil. Caso você queira saber mais sobre o que Deus tem feito, incluindo ver fotos desse momento histórico de clamor e intercessão pelo País que aconteceu nesse último dia 12 de Fevereiro, por favor, acesse o BEAGA{BLOG} – Jocumeiros no Haiti. Contamos com suas orações pelo trabalho que JOCUM tem desenvolvido em prol da reconstrução do Haiti!

Em Cristo,

Equipe de Comunicação
Site Nacional JOCUM Brasil

Tags: Haiti, Jocum

Comunicação JOCUM Brasil
JOCUM BRASIL Comunicação trabalha para conectar você ao mundo missionário, e é entre outras coisas responsável por este Website

MINHAS REFLEXÕES:

Em meio a tanta desgraça, catástrofes, destruição, tráfico de órgãos, pedofilia, ... essa carta me fez chorar!!!

Como é bom saber que Deus está levantando uma nova geração no Haiti, pessoas comprometidas com o Seu Reino, dispostas a servir de forma incondicional!!!

Creio, também, que é um novo tempo para aquela população e que o Senhorio de Jesus Cristo já foi estabelecido naquele lugar!!

Continuaremos orando.... Deus está movendo as águas!!!!
Logo daremos a seguinte manchete: "Deus muda o rumo da história do Haiti!!!!"
Mas, façamos a nossa parte, o nosso melhor!!!!

REFERÊNCIAS E HERÓIS DE MENTIRINHA


Até hoje, em relação as coisas que aprendi, devo em grande parte às pessoas que sempre me questionaram. Além dessas pessoas, também creio que Deus usa a matéria-prima das contradições da vida para me revelar através de um espelho de prata e puro vidro, porém desejo que a que luz dEle seja refletida com mais intensidade do que a minha própria. Reconheço a luz e a voz do Pai, mas ainda sou bem capaz de me distrair para cometer mais um engano. Se eu quiser entender a humanidade, basta me olhar no espelho. Sei de uma coisa: que sempre serei carente de misericórdia e graça.

Não sabemos de tudo e, em relação as coisas que achamos que já sabemos, temos muito mais a aprender se nos dispusermos com humildade verdadeira – convivendo com os amigos e praticando a piedade.

Aprendi que para afirmarmos verdadeiro conhecimento sobre qualquer assunto, antes precisaremos responder bem às questões paradoxais e, se mesmo assim essas contradições não forem tão suficientes para desmontar uma idéia, elas apenas ganharão maior força. Um dia me disseram que Deus não existia pelo fato do caos em que o nosso mundo está. Então busquei saber qual era a causa dessa situação e encontrei muito mais coerência no que a bíblia diz sobre o mundo em que vivemos do que em argumentações ateístas. Conheço muitos outros pontos que tentam anular Deus, mas que me servem de maior estrutura para minha convicção na fé que recebi d’Ele.

Gosto de ser confrontado.

O estilo de vida que escolhi para viver nesses últimos anos – fora dos altos muros dos guetos denominacionais de uma igreja local – tem gerado muitas confrontações por parte de alguns amigos e diferentes pessoas.

Posso dizer que já respondi a muitas questões em meio a grandes confrontos de idéias teóricas e teorias práticas. Aprendi muito com amigos e inimigos, solidários ou aversivos. Aprendi a me auto-confrontar e a ser confrontado pelo Espírito Santo de Deus. Por conseqüência disto meus santos referenciais são as pessoas comuns, de rotinas ordinárias e corações verdadeiros; não mais as pessoas intocáveis e irreais. Antes era induzido por histórias duma novela religiosa em que as personagens só apareciam em cena, mas seus donos, nunca pegos fora do papel ou da representação – eu também quis ser artista heroi, mas abandonei meu papel antes de assinar o contrato que me prenderia como um refém. Fora Jesus Cristo, nunca passou pela minha cabeça que humanos pudessem ser perfeitos, mas que homens sinceros cresciam para chegar ao tamanho de Cristo. Percebi que a santidade de muitos ex-exemplos era apenas um papel e, que ao invés de adultos, eram anãos fantasiados de gigantes.

Existe uma tendência natural e uma idéia errada de que as pessoas referenciais são aquelas de que conhecemos somente as virtudes, conseqüentemente pessoas distantes, às vezes reais, outras vezes apenas artistas ou heróis que voam alto demais para serem próximos. Quero dizer que gostamos das intocáveis pessoas distantes, daqueles que não temos convivência e amizade. Será que se nos aproximássemos mais de nossos referenciais eles continuariam sendo exemplos? Temos a facilidade para anular as qualidades das pessoas relacionáveis pelos poucos defeitos que elas têm em comparação ao herói voador. Lógico que todos têm defeitos, mas sempre existirá um que nós não aceitaremos. É este defeito que tem poder para anular as outras coisas boas e nos distanciar dos amigos que podem nos ensinar ou aprender algo mais.

Contudo quero apenas dizer que valorizo meus amigos de perto. Os amigos que são pessoas comuns, com limitações e lutas, dilemas, vacilos e cara de dia-a-dia, mas cheios de sonhos que alimentam minha esperança e me faz voar com asas emprestadas.

Valorizo amigos cheios de inconformidades que me ajudam a transformar e querer reformar, amigos que têm pecados que me ensinam a perdoar e perdoam para me ensinar a arrepender. Vejo que o Espírito Santo trabalha entre irmãos comuns e amigos sinceros mais do que em supermans e smallvilles – pois nesse contexto o salvador da pequenópolis é o herói de mentirinha.

Meus amigos anãos se tornam, a cada dia, verdadeiros gigantes na fé, mas eles mesmos não percebem.

Fonte: http://www.igrejaemergente.com.br/?p=1529

MINHAS REFLEXÕES:

Aos nossos amigos, irmãos, liderados que, por vezes, pensam que somos heróis, infalíveis, referência,... deixamos este texto para reflexão, na expectativa de que teremos a oportunidade de nos aproximar mais, ainda que percamos a imagem de exemplos... mas queremos que os nossos defeitos não anulem as nossas qualidades e não nos distanciem de pessoas tão importantes com as quais aprendemos demais!!!

Aceitamos o confronto porque também entendemos que perfeito só Jesus, mas queremos crescer para, com sinceridade, chegarmos ao tamanho de Cristo!!

Isso só é possível se convivermos, independemente de confrontos, diferenças, limitações, vacilos...

AMO VCS!!!

FORMAS


O culto vem antes da forma.
A paixão vem antes da forma.
O barulho vem antes da forma.
A festa vem antes da forma.
O relacionamento vem antes da forma. Enfim:
A vida precede a forma.
A forma é uma conseqüência – pode aparecer das idéias, bem intencionadas, mas nem sempre corretas, às vezes bem incorretas; pela falta de conhecimento, da sua própria experiência ou da experiência dos outros; da cultura, da vida. Existem muitas formas, pouco criativas e muitas emprestadas – (im)prestáveis. Não me oponho a elas por que tenho o prazer em deformações, mas porque a deformação passou a ser a forma correta, como um fim em si mesma em detrimento da essência. Nesse sentido a forma precisa ser reavaliada, repensada, questionada. A forma se tornou velha e ultrapassada, assassinou o único propósito. Uma forma velha não pode receber vinho novo, senão arrebenta. Sei que a forma não é a coisa mais importante, pois vem depois, é um resultado. Mas se o resultado ficou esquisito é porque a forma foi estragada pelos velhos costumes de uma natureza caída. Agora, ela não pode receber vinho novo. Então devemos jogar fora a forma ou reavaliar o que a (de)formou? Acho que foi a velha maneira de pensar – deve ter um pouco mais de seis mil anos. Precisamos uma nova maneira de pensar. Isso não é daqui, vem de cima, do alto, de dentro para fora, de Um de fora desse mundo para dentro de nós. Quando a maneira de pensar for transformada, a forma será uma conseqüência saudável. Experimentaremos o que é bom, perfeito e agradável. Dai a forma, que já não mais será um sistema, mas um recipiente, poderá receber o vinho novo. Todos beberão e ficarão satisfeitos. A alegria tomará o lugar da liturgia, da letargia e da tradição envelhecida. Não quero desrespeitar a história, mas continuá-la. Seremos libertadores do mesmo jeito que fomos alcançados por Jesus Cristo – o dono do odre e do vinho. Beberemos em vários tipos de copos. Seremos recipientes. Porém o vinho só poderá ser um – o bom vinho da da festa das bodas de um casamento. Esse vinho não pode ser despejado em velhas e corrompidas formas.

Fonte: http://www.igrejaemergente.com.br/


MINHAS REFLEXÕES:


Pedi emprestado este texto por entender que é uma forma importante para aprendermos a avançar, a preparar odres novos para receber vinho novo!!!

Forma "secreta"="boa, perfeita, agradável" vontade de Deus para a nossa vida!!!

Após mudança no CP, estupro e atentado violento ao pudor contra mesma vítima em um mesmo contexto é crime único

DECISÃO

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu como crime único as condutas de estupro e atentado violento ao pudor realizadas contra uma mesma vítima, na mesma circunstância. Dessa forma, a Turma anulou a sentença condenatória no que se refere à dosimetria da pena, determinando que nova reprimenda seja fixada pelo juiz das execuções.

No caso, o agressor foi denunciado porque, em 31/8/99, teria constrangido, mediante grave ameaça, certa pessoa às práticas de conjunção carnal e coito anal. Condenado à pena de oito anos e oito meses de reclusão, a ser cumprida, inicialmente, no regime fechado, a pena foi fixada, para cada um dos delitos, em seis anos e seis meses de reclusão, diminuída em um terço em razão da sua semi-imputabilidade.

No STJ, a defesa pediu o reconhecimento do crime continuado entre as condutas de estupro e atentado violento ao pudor, com o consequente redimensionamento das penas.

Ao votar, o relator, ministro Og Fernandes, destacou que, antes das inovações trazidas pela Lei n. 12.015/09, havia fértil discussão acerca da possibilidade, ou não, de se reconhecer a existência de crime continuado entre os delitos de estupro e atentado violento ao pudor.

Segundo o ministro, para uns, por serem crimes de espécies diferentes, descaberia falar em continuidade delitiva. A outra corrente defendia ser possível o reconhecimento do crime continuado quando o ato libidinoso constituísse preparação à prática do delito de estupro, por caracterizar o chamado prelúdio do coito.

“A questão, tenho eu, foi sensivelmente abalada com a nova redação dada à Lei Penal no título referente aos hoje denominados ‘Crimes contra a Dignidade Sexual’. Tenho que o embate antes existente perdeu sentido. Digo isso porque agora não há mais crimes de espécies diferentes. Mais que isso. Agora o crime é único”, afirmou o ministro.

Ele destacou que, com a nova lei, houve a revogação do artigo 214 do Código Penal, passando as condutas ali tipificadas a fazer parte do artigo 213 – que trata do crime de estupro. Em razão disso, quando forem praticados, num mesmo contexto, contra a mesma vítima, atos que caracterizariam estupro e atentado violento ao pudor, não mais se falaria em concurso material ou crime continuado, mas, sim, em crime único.

O relator ainda destacou que caberia ao magistrado, ao aplicar a pena, estabelecer, com base nas diretrizes do artigo 59 do Código Penal, reprimendas diferentes a agentes que pratiquem mais de um ato libidinoso.

Para o relator, no caso, aplicando-se retroativamente a lei mais favorável, o apenamento referente ao atentado violento ao pudor não há de subsistir. Isso porque o réu foi condenado pela prática de estupro e atentado violento ao pudor por ter praticado, respectivamente, conjunção carnal e coito anal dentro do mesmo contexto, com a mesma vítima.

Quanto à dosimetria da pena, o ministro Og Fernandes entendeu que o processo deve ser devolvido ao juiz das execuções. “A meu juízo, haveria um inconveniente na definição da sanção por esta Corte. É que, em caso de eventual irresignação por parte do acusado, outro caminho não lhe sobraria a não ser dirigir-se ao Supremo Tribunal. Ser-lhe-ia tolhido o acesso à rediscussão nas instâncias ordinárias. Estar-se-ia, assim, a suprimir graus de jurisdição”, afirmou o ministro.

Fonte:
Coordenadoria de Editoria e Imprensa
http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=95959
MINHAS REFLEXÕES:
Direito Penal/Processual Penal não é "a minha praia", razão pela qual vejo como ousadia tentar refletir sobre o tema, mas o farei do ponto de vista social, na condição de cidadã, sem a análise técnica.
Penso que essa decisão facilita a atuação do criminoso, já que ter-se-á a duas práticas por uma só. Talvez, sob a ótica da execução penal, seja viável, no entanto, se visualizarmos a cena do crime, é cristalina a diferença que há entre estupro e atentado violento ao pudor, já que aquele se trata de conjunção carnal via vagina e este via anal. São duas coisas completamente diferentes, com lesões físicas e morais diferenciadas.
A discussão sobre crime continuado é, por óbvio, pertinente por parte da defesa, no entanto, o juízo facilitar a vida do réu, não me parece justo! Penso que, no mínimo, cada ato deveria ser analisado como agravante ou atenuante de pena, conforme o caso.
Considerando que esta área do Direito não é o meu forte, posso ser interpretada como se tivesse tergiversando, porém fazer justiça contemplando o réu, me deixa um tanto quanto insegura.
Mas quem sou eu para levantar bandeiras contra o STJ??

Regras para venda em farmácias entram em vigor; entidades têm liminares contra decisão

18/02/2010
da Agência Brasil
Começam a vigorar nesta quinta-feira as novas regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a venda de produtos em farmácias. Pela regulamentação, fica proibida a venda de produtos de conveniência e restringidas a exposição de medicamentos nas prateleiras. Associações do setor obtiveram na Justiça liminares contra a decisão.
Anvisa diz que farmácia não é armazém
As novas regras integram a RDC 44, resolução de 17 de agosto de 2009 da Anvisa, que dispõe sobre as Boas Práticas Farmacêuticas. Segundo o texto da resolução, as medidas são necessárias para assegurar a qualidade e segurança dos produtos oferecidos e dos serviços prestados em farmácias e drogarias, além de contribuir para o uso racional desses produtos e para a melhoria da qualidade de vida dos usuários.
Uma das determinações da resolução é que só podem ser expostos nas prateleiras produtos de perfumaria e fitoterápicos. Para a compra de remédios como analgésicos ou antiácidos, o cliente terá que pedir ao farmacêutico, pois esses medicamentos devem ficar atrás do balcão de atendimento.
Quem descumprir as regras pode pagar multas que variam de R$ 2.000 a R$ 1,5 milhão. Além das multas, o estabelecimento pode ser penalizado com a apreensão de mercadoria e até cancelamento do alvará de funcionamento.
De acordo como presidente executivo da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), Sérgio Mena Barreto, a medida será ruim para as farmácias. Segundo ele, no Brasil existem 15 mil farmácias onde também funcionam serviços bancários.
"São inúmeros municípios no Brasil que não têm nenhum banco público. O maior prejudicado é o cidadão, pois se as farmácias não têm mais receita, elas vão cortar custos ou aumentar os preços, além da diminuição da oferta de empregos".
Barreto assegura que todas as farmácias brasileiras já têm uma medida judicial e não precisam cumprir essa resolução. Além da Abrafarma, que já havia obtido uma decisão judicial em outubro do ano passado, as entidades que cobrem as outras farmácias, (ABC Farma e a Febrafarm) também já obtiveram decisões judiciais.
"Não há base legal para que a Anvisa proíba farmácias de vender produtos de conveniência nos estabelecimentos. Isso tinha que estar numa lei e não está. A Anvisa foi além da sua capacidade legal, e portanto, essa decisão não é válida e aí nós temos várias medidas judiciais a respeito", disse.
De acordo com a Anvisa a resolução está vigente e deverá ser cumprida por todos os estabelecimentos do país. A agência afirma que nenhuma liminar foi concedida para desobrigar o cumprimento integral da norma.
As liminares concedidas são temporárias e limitadas, pois aplicam-se somente às Instruções Normativas IN nº 9 e 10, que tratam da venda de produtos alheios à saúde e da exposição dos medicamentos isentos de prescrição, afirma a agência.
A fiscalização será realizada pela vigilância sanitária estadual ou municipal.
MINHAS REFLEXÕES:
Quanto ao mérito, entendo que a medida é plausível, já que determina que as farmácias comercializem produtos relacionados ao seu fim; e, concordo que, assim, é possível “garantir qualidade e segurança dos produtos oferecidos e dos serviços prestados em farmácias e drogarias, além de contribuir para o uso racional desses produtos e para a melhoria da qualidade de vida dos usuários”.
Neste aspecto, a medida protege as pequenas farmácias em detrimento das grandes redes, já que, estas, acabam por oferecer produtos que não são relacionados à saúde, diretamente. Desta forma, desviam o fóco/fim comercial, acabando por desfalcar outros comércios que foram constituídos com este fim. Assim, sob a ótica do fim que se busca, entendo que esta medida visa implementar políticas públicas de proteção ao consumidor, ao pequeno comerciante, bem como àquele comércio que busca cumprir o fim da respectiva razão social.
Por outro lado, sou contra a medida já que entra no mundo jurídico via Resolução. Entendo que este tipo de matéria deve ser tratada em lei e não em resolução. Penso que o parlamento é o grande representante do povo, por seus legisladores. Sou grande defensora da atuação do Poder Legislativo, principalmente, para tratar de tema que tenha relação direta com o cidadão/povo, à quem a medida se destina, independente se na condição de fornecedor/comerciante ou consumidor.
Compartilho da opinião do internauta que “açougue não pode vender analgésico, nem farmácia vender cerveja”. Algo como: “ado, ado, ado, cada um no seu quadrado”, no entanto, também sob a mesma ótica, é preciso que seja utilizada a medida adequada para cada tipo de norma. No caso em análise, a norma deve ser uma lei ordinária, de competência, na minha opinião, do Poder Legislativo – já que tem relação direta com o povo/cidadão, ou de competência do Poder Executivo, desde que corroborado pelo Poder Legislativo, em respeito à democracia representativa/participativa.

PROCON-SP PROMOVE PALESTRA GRATUITA SOBRE O TEMA

Direitos do Consumidor

A Fundação Procon-SP promove no dia 23 de fevereiro (terça-feira) palestra gratuita sobre Direitos Básicos do Consumidor. O objetivo é fornecer informações básicas sobre o Código de Defesa do Consumidor com a finalidade de esclarecer e formar cidadãos conscientes.

Os técnicos do Procon-SP explicam – de maneira didática e objetiva – os direitos fundamentais do consumidor, com exemplos reais dos principais problemas e reclamações trabalhadas pela Fundação.

A palestra será realizada no auditório do Procon-SP, na Rua Barra Funda, 930, 4º andar, sala 407. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3824-7065, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, e pelo site www.procon.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

Serviço
Dia e hora: 23 de fevereiro (terça-feira), das 09h00 às 12h00.
Local: Auditório do Procon-SP / Rua Barra Funda, 930, 4º andar, sala 407.
Inscrições: gratuitas, pelo telefone 3824-7065, das 8h às 12h.


Fonte: http://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=1427
Assessoria de Imprensa
Procon-SP

Educação para todos! Será?? Para refletir e opinar!!


"Todas as crianças precisam ter a mesma chance. Elas não podem ser discriminadas só porque nasceram em uma cidade muito pequena ou porque os pais são pobres e vivem em uma área de periferia. Elas devem ter a chance de estudar em escolas que são iguais às melhores escolas do país. Todas as escolas devem ter o mesmo padrão. Todos os professores e professoras devem ser formados(as) em universidades e cursos com a mesma qualidade. Isso é possível. Se você vai em uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, em qualquer cidade do Brasil, o padrão de atendimento e de serviço é o mesmo; são instituições que mostram que o Estado brasileiro tem capacidade de gerar organizações que funcionam. Assim deveria ser também com as escolas. Professores e professoras bem remunerados(as), com meios de trabalho e ambiente adequados. Livros, currículo, computadores, tudo para ajudar a ter o mesmo padrão e a formar as crianças oferecendo-lhes a mesma chance. Os(as) professores(as) devem ter seus salários pagos pelo governo federal, seguindo um plano nacional de educação de qualidade e a escola gerenciada pela prefeitura e pela comunidade, aberta à participação dos pais, das mães e de toda a comunidade." Cristovam Buarque, em debate no plenário do Senado Federal, 10/8/2007.

Fonte: http://www.cristovao.org.br/

MINHAS REFLEXÕES:

Postei este trecho de uma fala do Senador Cristovão Buarque, no plenário do Senado, não para criticar a escrita "mães" seguida de "pais" (até porque ele pode ter optado por frisar a figura feminina, por tamanha importância), mas para compartilhar de um pensamento que nos parece ultrapassado, utópico, sei lá....

A analogia feita por este brilhante Senador, quando paralela a instituição bancária com a instituição de ensino é muito pertinente, apesar de parecer o contrário! Se dá certo com os bancos, por que não dá com o governo?

Por que é tão difícil implantar políticas públicas voltadas à educação se, este, é um direito e garantia fundamental/constitucional??

Educação é a base, alicerce, sem ela não dá para pensar em outras políticas públicas, sob pena de "colocar a carroça na frente dos bois", começar pelo fim,...e o que é pior, perder toda a construção!!!

Quando a alfabetização é cerceada, não seria uma forma de censura??

Será que alguém poderia responder à estas perguntas???

Deixo aqui, o espaço aberto às opiniões!

O Brasil precisa desta resposta!!!



Veja o que ajuda e o que atrapalha a memória


O QUE AJUDA A MEMÓRIA

MEMORIZAÇÃO
É possível treinar a memória para melhorar o desempenho. Os exercícios vão desde criar associações para se lembrar de uma informação (por exemplo, ligar uma imagem ao nome de alguém) até ler um livro sublinhando as informações mais importantes e revisá-las mentalmente horas depois.

MANTER-SE ATIVO
O trabalho intelectual estimula a produção de novos neurônios. No entanto, a repetição diária de cálculos complexos não é tão efetiva. É preciso que a pessoa sustente um aprendizado ou a aquisição de novas habilidades (tal como o estudo de uma nova língua), ou o envolvimento com atividades criativas.

EXERCÍCIO FÍSICO
A atividade física contribui para o bom funcionamento do sistema circulatório, favorecendo o fluxo de sangue e a oxigenação do cérebro. Estudos apontam que o exercício também promove novas associações neuronais, ajudando na preservação das funções cognitivas. Indiretamente, é benéfico por ajudar a controlar doenças (como as cardiovasculares) que são fatores de risco para distúrbios neurocerebrais.

SAÚDE VASCULAR
Já foi dito que o que faz bem ao coração beneficia também a mente. É verdade. Estudos recentes mostram que o colesterol elevado na meia-idade aumenta o risco de Alzheimer na velhice. O desempenho das funções cerebrais está diretamente associado ao fluxo sanguíneo nessa região. Controlar o colesterol, que "entope" os vasos com gordura, e a pressão arterial ajuda a preservar as funções da memória e as cognitivas em geral.

DIETA
A dieta rica em ômega-3, encontrado principalmente em peixes de águas geladas, fornece matéria-prima para a produção de novos neurônios. Além disso, o cozimento do pescado forma quantidades muito mais baixas de aminas heterocíclicas (substâncias que degeneram as células nervosas) do que o de outras carnes.

LAZER CRIATIVO
Atividades de lazer que envolvem habilidades motoras (como artesanato) ou aspectos intelectuais (como ler livros ou ir ao cinema) levam à criação de novas ligações entre os neurônios. Isso cria novos "atalhos" no cérebro para as informações serem armazenadas e lembradas posteriormente. A aquisição de novos conhecimentos e habilidades aumenta a reserva cognitiva do cérebro.

O QUE AFETA A MEMÓRIA

DEPRESSÃO
Além de o estado de apatia levar a um pior desempenho nas tarefas cognitivas, as alterações na atenção causadas pelo quadro depressivo fazem com que a pessoa não memorize bem informações recentes. As alterações nos neurotransmissores associadas à depressão teoricamente também podem interferir nos processos de memorização.

ESTRESSE
Quando o estresse emocional se prolonga por muito tempo, causa o bloqueio da produção de novos neurônios e facilita a degeneração dos existentes, afetando a memória. Já o estresse transitório tem repercussão limitada, mas reduz a capacidade de concentração nas tarefas que estão sendo realizadas. Ele também provoca a liberação de maiores quantidades de cortisol, que afeta áreas do hipocampo associadas à memória secundária.

MEDICAMENTOS
Alguns medicamentos, como os ansiolíticos, interferem na memória. Se as dificuldades relacionadas a essa capacidade forem muito marcantes, o médico deve ser consultado e o remédio, substituído. Medicamentos que causam uma diminuição temporária de atenção (por exemplo, anti-histamínicos) podem dificultar a memorização, mas o efeito é passageiro.

SONO
Os estímulos recebidos pelo cérebro ao longo do dia se fixam durante o sono, que forma novas associações de neurônios. Dormir menos do que o necessário ou ter pequenos despertares prejudica a memorização. Distúrbios do sono também levam a deficits de atenção nos períodos de vigília; sem atenção,novas informações não são absorvidas.

DIETA
O cozimento de carnes leva à formação de aminas heterocíclicas, as quais criam ligações irreversíveis com o DNA. O resultado é a degeneração acelerada das células nervosas, que se manifesta mais em idades mais avançadas, devido aos efeitos cumulativos. Quanto mais alta a temperatura do fogo, maior o efeito deletério, por isso grelhados e frituras não devem ser consumidos com frequência.

Fonte: Folha On Line

Minhas Reflexões:

Vamos ficar atentos às dicas e aproveitarmos a boa memória que Deus nos deu!!!!
Valeu!!! Uma semana memorável à todos!!!

Enxaqueca: os cuidados que se deve ter com a automedicação

Getty Images
Domingo, 14 de fevereiro de 2010, 20h52

Quando bate aquela dor de cabeça já é de costume comprar um analgésico na farmácia mais próxima, e às vezes, nem é preciso sair de casa, basta abrir o armário da cozinha e ali encontrar a solução para toda aquela dor.
No entanto, a automedicação esconde riscos inevitáveis para a saúde do corpo. A neurologista Célia Roesler, da Sociedade Brasileira de Cefaléia, alerta as pessoas sobre a automedicação e o uso abusivo de analgésicos, pois podem "mascarar" ou piorar o quadro de uma dor de cabeça. Pode não ser uma enxaqueca, mas outra doença como uma meningite ou um tumor cerebral.
Para a especialista, o uso de analgésicos em grandes quantidades fatalmente transformará uma dor de cabeça esporádica em uma cefaléia crônica diária, devido ao efeito 'rebote' dos analgésicos, ou seja, dor-analgésico-dor.
A dona-de-casa Lúcia Helena Bianchi Mello, de 65 anos, que sofre com a enxaqueca há 30 anos, disse que a automedicação ajudou a desencadear uma dor de cabeça crônica. "Já fiz vários tratamentos, tomei diversos remédios, mesmo assim, a dor que some por um período, volta bem mais forte depois", disse.
Também com histórico de automedicação, a recepcionista Rosmari Benevelli, de 62 anos, teve a primeira crise de enxaqueca em 1979, quando começou a ter dores de cabeça muito fortes. "Desde menina eu já tomava analgésicos para conter as dores, até que percebi que isso estava agravando o quadro", disse.
Desde que começou o tratamento para enxaqueca, em 1982, tomando o medicamento adequado, Rosmari pôde levar uma vida tranquila. "Na primeira semana de tratamento eu me sentia bem. Antes, ou eu estava no hospital ou fechada em um quarto escuro", afirmou.
Já os estudantes Paulo Hoffmann, 22, e Mariana Lopes, também de 22 anos, que convivem com as crises de enxaqueca há oito anos, sempre trataram a doença com medicamentos prescritos pelos médicos. A estudante Mariana também recorre a métodos mais naturais para se livrar da dor, como por exemplo, tomar algum tipo de chá, para evitar o excesso de remédio no corpo.
Pode-se dizer que a enxaqueca é um dos tipos de dores de cabeça, e, de todos, é a que apresenta mais sintomas. Além da dor que começa fraca até ficar muito forte, pode vir acompanhada de vários sintomas como náuseas, tonturas, fotofobia (intolerância à luz), osmofobia (intolerância a cheiros), fonofobia (intolerância a barulhos) e cinefobia (intolerância a movimentos).
A doença, crônica hereditária, tem como causa um desequilíbrio químico cerebral. A neurologista explica que existem "gatilhos" responsáveis por desencadear crises de enxaqueca como alimentos (queijos amarelos, embutidos, molhos vermelhos, frutas cítricas), mudanças bruscas de temperatura, oscilações hormonais, falta ou excesso de sono.
Cerca de 20% das mulheres, podendo chegar até 30% (dependendo da idade), apresentam quadro de enxaqueca, enquanto apenas 10% dos homens desenvolvem o quadro. De acordo com estudos recentes realizados pelo médico Luiz Paulo Queiroz, da Sociedade Brasileira de Cefaléia, os casos de enxaqueca no país chegam a 16%, o que corresponde a mais de 30 milhões de pessoas.
Existem dois tipos de tratamento para as enxaquecas: o tratamento agudo, que usa medicamentos sintomáticos para interromper uma crise, e o tratamento preventivo, ou seja, aquele que previne o paciente das crises. Os medicamentos preventivos, que levam em conta o quadro e o perfil de cada paciente, são usados para depressão, labirintite, pressão alta, doenças cardíacas, epilepsias e outros, porém com doses bem menores do que a indicada para tratar essas doenças.
Os pacientes com enxaqueca geralmente procuram ajuda médica quando as dores começam a atrapalhar muito a qualidade de vida e a vida social. As dores frequentes e intensas levam os pacientes a faltarem do trabalho, escola e até de atividades de lazer. "Por isso nós dizemos que a enxaqueca é uma doença incapacitante, que prejudica muito a vida profissional, social e conjugal desses pacientes, afirmou Célia.
Tipos de Enxaqueca
Existem dois tipos de enxaqueca: a enxaqueca com aura e a enxaqueca sem aura:
Com aura: o paciente apresenta sintomas visuais ou sensitivos, antes do aparecimento da dor, que podem durar até 40 minutos. Com relação aos sintomas visuais, o paciente pode enxergar cobrinhas luminosas, manchas ou bolas escuras, ter visão dupla ou ver apenas a metade das imagens. Quanto aos , ocorre formigamento em uma das mãos, que correm para o sintomas sensitivosantebraço, braço, metade do rosto e, em seguida, metade da língua, dificultando até a fala do paciente. "Esses sintomas assustam muito porque podem ser confundidos com um derrame cerebral", afirmou a neurologista. Após o aparecimento dos sintomas visuais e auditivos, surge no quadro a chamada dor de cabeça latejante, que pode pegar um só lado da cabeça ou a cabeça toda.
Sem aura: o paciente apresenta apenas o quadro da dor sem os sintomas visuais ou sensitivos anteriores.
Tratamento Alternativo
Os tratamentos alternativos ajudam e auxiliam no quadro de enxaqueca, porém, sozinhos não funcionam. Por isso, é necessário o tratamento à base de medicamentos.
Segundo as dicas da médica Célia Roesler, a acupuntura, técnicas de relaxamento, mudança de hábitos de vida como praticar uma atividade física, alimentação balanceada e horários regulares de sono contribuem para a melhora do quadro.
"Nós especialistas em dores de cabeça afirmamos que um 'enxaquecoso' deve ter uma vida muito bem balanceada, regrada e disciplinada. Nada de pouco e nada de muito", declarou a neurologista.

Especial para Terra

MINHAS REFLEXÕES:

Postei este artigo porque entendo bem o que é ter uma crise de enxaqueca; e, sei que é preciso atentar para a automedicação, bem como para o tratamento a ser feito.
Penso que as orientações da Dra. Célia são importantes e de grande utilidade!
Entendo que encontrar o equilíbrio – “nem muito nem pouco”, seja um bom começo!!!
Se cuidem meus leitores!!! Vcs são especiais!!!

A MELHOR PATERNIDADE ESPIRITUAL DO MUNDO!!!!! PARABÉNS APÓSTOLO ERIBALDO!!!!


Paternidade é uma responsabilidade muito grande...

Quando não tinhamos filhos éramos livres para assumir compromissos, decidir sobre o futuro, fazer a aquisição do sonho, decidir e pronto...

Com a chegada dos filhos, estes passam a ser a nossa prioridade, no primeiro momento, até pela dependência que têm de nós; posteriomente, porque precisamos ensiná-los, conduzí-los, acompanhá-los, enviá-los, etc... Mesmo com os nossos filhos casados, NUNCA mais voltamos a ter a mesma liberdade, não é mesmo?

Pois é, talvez esta seja a razão de muitos optarem por não ter filhos - afinal dá um certo frio na barriga pensar em perder a nossa liberdade...

Por outro lado, que graça a nossa vida teria sem a presença dos nossos filhos?

E enquanto filhos, o que seríamos de nós sem os nossos pais? São eles o nosso porto seguro, o nosso descanso; vem deles a palavra final, a orientação madura e certa, afinal, quantas coisas já viveram? Certamente saberão nos orientar!!! Penso que é por isso que a Biblia nos ensina a "honrar os pais para que se prolonguem os dias na Terra"! Se eu entendi direito, tenho a oportunidade de ouvir meus pais mas, também, tenho a opção de ignorá-los, porém (condicional) se eu decidir pela primeira opção corro o risco de viver menos ou em menor intensidade.... O negócio é muito sério!!!!

Eu escolho honrar meus pais naturais e,
hoje, em momento especial, honrar meu pai espiritual Apóstolo Eribaldo:
Por abrir mãos dos seus projetos, compromissos, sonhos... simplesmente para cuidar de nós!
Por nos ensinar, conduzir, acompanhar, enviar....
Por acreditar no nosso potencial...
Por honrar o pouco que fazemos...
Pelas "duras", pelos abraços, pelos choros....

PARABÉNS!!!!

Desejo que Deus continue te capacitando para direcionar este rebanho que Ele lhe confiou -
ainda bem que estou nesse meio!

Que Ele supra TOODAS as suas necessidades;

Que Ele te honre, a cada dia!:

Que Ele permita vivermos MUUUITOS anos ao seu lado!

PAI, TE AMO DEMAIS, VIU???

(depois me acerto com o Pastor Milton - rs...)

"A ditadura em nome da religião é a pior de todas" (Mussavi)

Mussavi denuncia fracasso da Revolução Islâmica no Irã
02 de fevereiro de 2010 • 12h55 • atualizado às 12h59

O oposicionista Mir Hossein Mussavi denunciou nesta terça-feira a persistência das "raízes da ditadura" no Irã e o fracasso da Revolução Islâmica, cujo 31º aniversário é comemorado em um clima de crise no país.

"As raízes da tirania e da ditadura ainda existem no Irã", afirmou o ex-primeiro-ministro, em longa e virulenta declaração publicada em seu site.

"É possível identificar hoje no Irã as bases e os elementos que produzem uma ditadura, assim como a resistência a um retorno à ditadura", prosseguiu o líder reformista, em alusão às manifestações consecutivas à reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad, em junho passado.

Uma alta autoridade judicial anunciou nesta terça-feira a execução em breve de outros nove "baderneiros" acusados de tentarem "derrubar o regime islâmico", depois dos dois enforcados na semana passada.

"Silenciar a imprensa, encher as prisões e matar pessoas que pedem pacificamente o respeito de seus direitos na rua mostram que as raízes da tirania e da ditadura da época da monarquia ainda existem", disse Mussavi, adversário de Ahmadinejad na última eleição presidencial.

O homem que foi o primeiro-ministro do imã Khomeiny durante os oito anos da guerra contra o Iraque (1980-1988) também se referiu pela primeira vez a um fracasso da Revolução de 1979. "No início, a maioria da população estava convencida de que a Revolução acabaria com todas as estruturas que levam ao totalitarismo e à ditadura. Eu acreditava nisso, mas hoje não acredito mais. Não acho que a Revolução tenha alcançado seus objetivos".

Estas declarações virulentas de um protagonista importante e respeitado dos primeiros anos da República Islâmica foram divulgadas em vésperas do aniversário da Revolução, no dia 11 de fevereiro, num momento em que o regime iraniano passa por uma das piores crises de sua história.

As manifestações consecutivas à eleição de junho, em que diversas fraudes foram denunciadas, foram reprimida duramente pelo governo. Dezenas de pessoas morreram e centenas ficaram feridas nestes protestos. Os últimos deles, que deixaram oito mortos no dia do luto xiita do Ashura, em 27 de dezembro, confirmaram a magnitude da crise, sete meses depois da eleição.
Antes de dar início às primeiras execuções, as autoridades prenderam milhares de manifestantes e condenaram dezenas de opositores a duras penas de prisão.

O poder ainda multiplicou pressões e intimidações - às vezes físicas - contra Mussavi e outros líderes da oposição, também acusados pelos representantes mais radicais do regime de tentarem derrubar a República Islâmica.

A repressão foi denunciada diversas vezes pelo ex-primeiro-ministro. Na semana passada, ele estimou que as execuções têm como objetivo "criar um clima de medo para dissuadir as pessoas de ir às ruas no dia 11", no aniversário da Revolução de 1979.

"A ditadura em nome da religião é a pior de todas", sentenciou Mussavi.

Fonte: Portal Terra/AFP

PRECISAMOS ORAR PELO IRÃ!!!!

Menina de 12 anos desiste de anular casamento na Arábia Saudita

02 de fevereiro de 2010 • 11h37 • atualizado às 12h30

Uma menina de 12 anos cujo casamento foi arranjado pelo pai com um primo dele, 80 anos, desistiu de lutar pela anulação do matrimônio em um tribunal da Arábia Saudita.

Um dia antes da audiência que poderia determinar a anulação, a jovem - que contava com o apoio da mãe - retirou a queixa, informou nesta terça-feira a imprensa saudita.

A Comissão dos Direitos Humanos, ligada ao governo, que havia formado um comitê para investigar as circunstâncias do casamento, se surpreendeu com a retirada da queixa, informou o jornal saudita de língua inglesa Arab News.

Uma fonte teria dito ao jornal que ninguém sabe por que a menina mudou de ideia, mas segundo outro jornal, o Okaz, ela teria dito que concorda com o casamento "em respeito ao meu pai e em obediência ao seu desejo".

O pai da jovem recebeu um dote de cerca de US$ 22 mil (cerca de R$ 41 mil) em troca da mão da filha. O casamento teria sido consumado e a mãe da menina, que é separada do pai dela, acusa o marido da jovem de ter estuprado a filha.

Em janeiro, quando o caso veio a público, a jovem teria dito a um jornalista do jornal Al-Ryiadh que não queria o casamento e pediu a ele que a salvasse.
Lei
O caso teve grande repercussão na Arábia Saudita, onde se discute atualmente a questão do casamento arranjado de meninas. No ano 2000, o reino ratificou a Convenção dos Direitos da Criança, que define como criança qualquer pessoa com menos de 18 anos de idade.

O Artigo 16.2 da Convenção na Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra Mulheres, afirma que "o casamento de uma criança não deve ter nenhum efeito legal, e todas as ações necessárias, inclusive a legislação, devem ser tomadas para especificar uma idade mínima para casamentos e para tornar obrigatório o registro de casamentos em um cartório oficial".

Ao ratificar a convenção, no entanto, as autoridades sauditas fizeram a ressalva de que "em caso de contradição entre qualquer termo da Convenção e as normas das leis islâmicas, o reino não está obrigado a observar os termos contraditórios da Convenção".
Na Arábia Saudita não há leis contra o casamento de menores de idade, e clérigos e juízes religiosos justificam a prática baseados na tradição islâmica e saudita.

Mas setores ligados à defesa de direitos humanos vêm lutando por uma lei estabelecendo a idade de 16 anos como mínima para o casamento.

Fonte: Portal Terra / BBC Brasil - BBC BRASIL.com

MINHAS REFLEXÕES

Em um conflito onde o debate se inicia na legística, já que a norma tem amparo no costume; e, no seu outro extremo, estão as questões relacionadas à dignidade da pessoa humana, só se consegue um consenso quando se ratifica uma convenção. No caso em análise, a Convenção dos Direitos da Criança, ratificado em 2000 pelo Reino, tinha tudo para sanar o problema ora apresentado, não fosse o “jeitinho” (que não é brasileiro) trazido pela ressalva que desobriga qualquer termo que contradite as leis islâmicas.

O principal objetivo da Convenção é definir como criança qualquer pessoa com idade inferior a 18 anos; e, a proposta de salvaguarda está no artigo 16, que derruba qualquer legislação que autorize o casamento de crianças.

Ora, será mesmo que foi ratificada tal convenção??? Claro que não!
Por que ainda tentam enganar o povo??
Por que, um dia antes da audiência, essa menina de 12 anos desistiu de anular o casamento arranjado por seu pai com um homem de 80 anos? Só por obediência e respeito à vontade do pai? Então por que entrou com o pedido de anulação?
Será que o valor negociado (US$ 22 mil - cerca de R$ 41 mil) seria o cerne da questão?

Como pode a avareza tomar conta das pessoas, a ponto de um pai vender sua filha de 12 anos como se fosse uma mercadoria e, mesmo vendo o desespero da criança, não se compadecer , pelo contrário, forçá-la a desistir de pedir socorro??

Num dissenso entre o costume e dignidade da pessoa humana, por óbvio, os Direitos Humanos devem prevalecer!!!

Onde está a ONU? Por que não interfere neste caso?

A criança pede socorro!! Alguém com poder de decisão precisa defendê-la!!!!!

Papa ataca projeto britânico que torna ilegal discriminação a gays

02 de fevereiro de 2010 • 11h44 • atualizado às 11h48

Bento XVI gerou polêmica ao atacar a Equality Bill britânica

Ao anunciar sua primeira visita como Papa ao Reino Unido, Bento XVI fez uma declaração polêmica. Ele atacou o projeto de lei do governo britânico que pode tornar ilegal a discriminação de homossexuais. Segundo o Pontíficie, a medida - chamada de Equality Bill - ameaça a liberdade religiosa e é contrária à "lei natural".

Ao falar para um grupo de bispos católicos que visitou ontem o Vaticano, Bento XVI descreveu as mudanças na lei como "injustas" e pediu um "fervor missionário" para resistir a elas. "O efeito de algumas leis criadas para atingir esses objetivos tem sido impor limites injustos à liberdade das comunidades religiosas para agir de acordo com suas crenças", disse ele, segundo a BBC.

Durante o período em terras britânicas, possivelmente em meados do próximo mês de setembro, o Papa deve enfrentar protestos em função dos comentários feitos ontem. O presidente da National Secular Society, organização que promove a separação entre Estado e Igreja, Terry Sanderson, afirmou que vai procurar todos as minorias que se sintam atingidas pela atual posição do Vaticano.

Já o governo britânico afirmou que as declarações do Papa sugerem que ele reconheceu "o compromisso firme com a igualdade para todos os membros da sociedade" exercido pelo governo britânico. "Acreditamos que todos devem ter chances justos na vida e não sofrer discriminação.

A Equality Bill tornará a Grã-Bretanha um país mais justo e igualitário", disse um porta-voz do governo, segundo a BBC.

A Igreja Anglicana britânica mostrou-se preocupada com a legislação, argumentando que seus padres podem se ver forçados a celebrar casamentos nos quais um dos noivos sofreu uma mudança de sexo. Bento XVI anunciou ainda que deve visitar a Grã-Bretanha neste ano, na primeira visita de um papa ao país desde 1982.

Fonte: Redação Terra

MINHAS REFLEXÕES

A posição do Papa contra o projeto de lei do governo britânico que torna ilegal a discriminação de homossexuais, ao descrevê-lo como “injusto porque ameaça a liberdade religiosa e é contrário à lei natural”, nos faz retomar as discussões sobre o PLC 122, que trata da criminalização em razão da discriminação ao homossexualismo e encontra-se na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, aguardando audiência pública, a pedido do Senador Magno Malta e outros.

Fiz questão de postar este artigo a fim de mostrar a posição do Vaticano à esse tipo de projeto.
Coibir a discriminação é um dever de um Estado que se diz Democrático, Igualitário, porém a idéia da democracia/igualdade também abraça a liberdade religiosa.

Como salvaguardar um direito em detrimento de outro???

É preciso, volto a dizer, que se encontre o equilíbrio e, assim, se faça a mais cristalina justiça!!!! 

UNICEF soma esforços para assistir vítimas do terremoto no Haiti. E você pode ajudar!


DEUS NÃO VAI AJUDAR ESSE MENINO!!!
Sim, Deus não vai ajudar esse menino e, provalvemente, nenhum menino como esse, porque ele colocou você no mundo para que você faça isso. Amar o próximo não é um conselho, é um mandamento. Adoração a Deus não é apenas cantar musicas de domingo, também é servir o próximo com Amor. Então não venha me falar que a culpa é de Deus. A culpa é mais sua e minha do que de Deus!!!
(Fonte: http://www.igrejaemergente.com.br/?p=1494)


EDIÇÃO ESPECIAL - AJUDA AO HAITI

O UNICEF no Brasil soma esforços à corrente humanitária para ajudar o Haiti. Extraordinariamente, estamos recebendo doações para ajudar no socorro às crianças e aos adolescentes afetados pelo terremoto.

Faça agora mesmo uma doação para ajudar.

Clique aqui e marque a opção “Doação ao Haiti”;
Doe pelo telefone 0800 601 8407 (horário comercial);
Faça um depósito na conta corrente especial:
Banco do Brasil Agência 3382-0 Conta-corrente nº 404.700-1
O CNPJ do UNICEF é 03744126/0001-69.

Os recursos permitem que o UNICEF leve mais suprimentos, acesso a meios de saneamento, água potável e cuidados de saúde básicos às crianças afetadas e suas famílias. Com o apoio das doações coletadas, nos próximos dias, devem partir para o Haiti mais suprimentos que atenderão 20 mil famílias.

Sua ajuda é muito importante e poderá salvar uma vida!

Funcionários de várias sedes do UNICEF já foram enviados para o Haiti com a missão de reforçar as ações de proteção à criança, ao adolescente e à família haitiana.
Já enviamos 10 mil barracas, 4,6 mil contêineres de água, 5,5 milhões de pastilhas de purificação de água, 556 mil sachês de reidratação oral e outros tipos de suprimentos de necessidade básica.

Fundo das Nações Unidas para a Infância
SEPN 510 - Bloco A - 2º andar - 70750-521 - Brasília/DF
Telefone: (61) 3035-1900 - Fax: (61) 3340 8293
futurocrianca@unicef.org

CRIANÇAS DO HAITI ESTÃO EXPOSTAS AO TRÁFICO DE ÓRGÃOS E À PEDOFILIA!!!


Haiti denuncia tráfico de órgãos e crianças órfãs
Haiti alerta para tráfico de crianças e órgãos após terremoto, EUA prometem ajuda

Os Estados Unidos afirmaram nesta quinta-feira que vão trabalhar com o governo do Haiti e organizações humanitárias para proteger as crianças que ficaram órfãs ou foram separadas dos pais pelo terremoto do último dia 12. A ajuda vem um dia depois do premiê haitiano, Jean-Max Bellerive, denunciar o tráfico de crianças e de órgãos no país após o tremor.

"Nós temos preocupações com os traficantes, nós temos preocupações com os pedófilos", disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, P.J. Crowley, citado pela rede de TV CNN.

"Nós vimos alguns casos nos últimos dias. Então isso é algo no qual estamos trabalhando coletivamente com estas organizações que estão ativamente tentando ajudar crianças, pessoas no local, para estarem alertas a este tipo de perigo".

Crowley afirmou ainda não ter conhecimento de que qualquer criança haitiana tenha sido trazida ilegalmente os EUA. Os EUA, assim como Espanha, Holanda e França, decidiram depois do terremoto acelerar os processos de adoção de crianças haitianas já aprovados.

Ele lembrou também que a polícia haitiana já tem brigadas de proteção a crianças antes mesmo do tremor. "Obviamente, estamos trabalhando com elas, mas também tentando suplementar a capacidade no local".

Em entrevista à CNN na quarta-feira (27), Bellerive afirmou que "há tráfico de órgãos para crianças e outras pessoas, porque existe uma necessidade para todo tipo de órgãos".

O primeiro-ministro haitiano não deu detalhes, mas quando a jornalista Christiane Amanpour perguntou se também há tráfico de crianças, Bellerive respondeu: "As informações que eu recebi dizem que sim".

Vulneráveis
As crianças representam 45% da população haitiana e estão entre os grupos mais vulneráveis dos sobreviventes do terremoto do último dia 12.

Embora não haja um número oficial, a ONG Save The Children estima que haja 1 milhão de crianças órfãs, desacompanhadas ou que perderam ao menos um dos pais no terremoto. Muitas delas agora vagam nas ruas de Porto Príncipe em busca de comida e de algum familiar.

Segundo Bellerive, o tráfico de crianças é "um dos maiores problemas que temos". O primeiro-ministro declarou que está trabalhando com as embaixadas em Porto Príncipe para proteger as crianças dos traficantes.

Jean-Claude Legrand, assessor de proteção da infância do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), disse na semana passada que o tráfico de crianças já existia no Haiti antes do terremoto, com vínculos com redes internacionais de adoção ilegal.

Os traficantes, contudo, aproveitam tragédias como o terremoto para roubar crianças que ficaram órfãs ou cujos parentes ainda não foram encontrados.

O Unicef já expressou sua preocupação com a saída de crianças supostamente órfãs do Haiti sem contar com a documentação adequada ou sem que os trâmites legais de sua adoção tenham sido concluídos.

O Unicef falou inicialmente sobre 15 crianças sequestradas em hospitais haitianos, mas depois disse que precisava confirmar esse número.

Na terça-feira (26), diferentes organizações do norte da República Dominicana disseram que o trânsito de crianças haitianas para cidades do país após o terremoto é alarmante.

Fonte: Folha Online
Dica: O Galileo

MINHAS REFLEXÕES:

É impressionante que em meio a tamanha tragédia esses traficantes de crianças, órgãos e pedófilos não se compadecem!
O que percebemos é que ele precisam desempenhar suas atividades sem nem pensar que estamos falando de seres humanos, sofridos, desolados, perdidos, crianças sem os pais...

Meu Deus, imagino as crianças vendo tudo o que aconteceu no Haiti, desesperadas, chamando os pais mas sem resposta! Isso dói muito!!! Quantas marcas essas crianças carregarão pelo resto de suas vidas? Muitas, talvez nem mais consigam retomar a vida - penso que se não forem acompanhados serão adultos depressivos, agressivos, perdidos,...

E ainda aqueles monstros pedófilos, traficantes se aproveitam desta situação para garantir o seu prazer, negócio, etc... Como póde? Por isso que não dá para entender a pedofilia como uma patologia clínica, com certeza não são doentes! São pessoas desumanas que só pensam em seus interesses!! Que Deus tenha misericórdia dessas vidas, mas que eles paguem por todas as barbáries que cometerem a fim de que percebam o tamanho da degradação humana a que foram expostas as essas vidas!

Deus, tem misericórida das crianças do Haiti! Guarde, proteja! Sabemos que o Senhor é o nosso maior Pai, que nos ama incondicionalmente e que está presente em todos os momentos! Permita que aquelas crianças tão sofridas tenham acesso a Ti e o entendimento do seu grande amor, e que elas acreditem que o Senhor existe, que pode ajudá-las,... Nos mostre como, mais, podemos fazer a nossa parte!!! Eu queria poder estar lá para proteger essas crianças - infelizmente não posso, mas o Senhor pode, então toma aquelas vidinhas tão preciosas em suas mãos, carregue em seus braços pois sei que, assim, serão os homens que reconstruirão aquele País e mudará a sua sorte!!!