Quem sou eu

Terra da Garoa, SP, Brazil
Teresinha de Almeida Ramos Neves, para os familiares e amigos Tê ou Téka, profissional do Direito e da Ciência Política. Casada, mãe de três lindas filhas.De 1987 a 2008 trabalhei na Câmara de São Paulo, passando por todos os cargos de gabinete. Em 2008, um importante projeto político me levou à Câmara Municipal de Guarulhos onde ocupei os cargos de Diretora de Licitações e Contratos e Diretora de Comunicação e TV Câmara. Em 2012 fui candidata a vereadora por São Paulo e agraciada com a confiança de 5.645 cidadãos desta linda cidade. Voltei à Câmara de São Paulo, no gabinete do Vereador Pastor Edemilson Chaves, onde exerço a função de assessora jurídico-legislativo. Sou amante de bons livros, eclética por natureza, sonhadora por decisão e conquistadora pela graça de Deus. Apaixonada pela vida, não me canso de agradecer pelos obstáculos que me permitem crescer. Amo os amigos e busco a conquista dos possíveis inimigos. Não me agrado da inércia (estagnição, inatividade, apatia, preguiça) e nem da indolência (distância, frieza, desleixo, negligência) mas prezo pela excelência e pela dinâmica da vida. Minha família, minha razão; Jesus, minha maior inspiração!

18 de maio – DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES!

18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído no Brasil pela Lei nº 9.970/1998, sancionada em 2000.
A data tem como referência a morte da menina de 8 anos Aracelli Cabrera Sanches, morta violentamente após ser sequestrada em Vitória (ES) no 18 de maio de 1973 e seu corpo foi encontrado somente seis dias depois; tinha os mamilos e a vagina lacerados a dentadas; depois de estuprada, jogaram ácido sobre ela e seu corpo foi encontrado corroído e desfigurado. Os suspeitos do crime eram usuários de drogas ligados a famílias ricas de Vitória (ES) e jamais foram sentenciados. Sua mãe, "Lola", era suspeita de participar, apontada como traficante que usava sua filha como "mula" (entrega drogas). Este crime chocou o País!
A triste história de Aracelli está contada em detalhes para que se visualize o tamanho da violência e a importância deste dia, e de todos os demais, no combate à violência infanto-juvenil!
As estatísticas nos mostram que a cada 08 (oito) minutos, uma criança é vítima de violência sexual no País, mas somente um a cada 10 (dez) casos são conhecidos pelas autoridades, em razão da dificultade de apresentação de provas; 71% dos casos ocorrem dentro das casas das vítimas; 44% deles o agressor é o pai; 17% o agressor é o padastro,..., segundo dados da Secretaria Nacional da Criança e Adolescente.
Neste dia, em que o Brasil se une contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, quero registrar a minha solidariedade às vítimas, bem como suas famílias, ressaltando que, ainda que como “um grão de areia no oceano”, estou disposta a somar nesta luta!
Refletindo sobre o tema, vejo que “abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes” é muito abrangente! Há várias formas vitimizar as nossas crianças! Vejo variedade no “modus operandi”. Por exemplo: A criança/adolescente que se prostitui para levar comida para casa; a criança/adolescente prostituída por falta de política pública que lhe atenda; a criança/adolescente que é vítima de seu próprio pai, mãe, padrasto, vizinho, amigo da família, padre, pastor, juiz, ... mas o resultado é o mesmo: a destruição do nosso futuro!

Entendo que o abuso sexual à criança e adolescente conhecido como “pedofilia” é um tipo dentre muitos que contextualizam este tema, no entanto, a meu ver, um dos mais doloridos, mais sofridos – porque mata aos poucos! Mata a infância, a escola, a família, os sonhos, o futuro!; O convívio é diário, cometidos por pessoas acima de qualquer suspeita, a ponto de colocar em dúvida a denúncia da vítima (isto quando esta consegue fazê-la). Envolve relacionamento entre pais, irmãos, filhos, que acabam sofrendo pressões para que não ocorra uma tragédia na família!

Quantas esposas escondem o que sabem dos seus maridos com seus filhos por serem ameaçadas, com violência que se dá por agressões físicas e morais! Crianças que chegam aos 18, 20 anos e até mais, sem coragem de falar sobre os abusos sofridos – têm vergonha, tristeza, mágoa... não querem reviver a prisão a que lhe colocaram na sua infância/adolescência!

O pior está para aquelas crianças que são vítimas da pedofilia para fins de confecção de materiais pornográficos, que valem muito dinheiro e têm o objetivo de satisfazer os desejos sexuais de monstros que não amam nem a si próprios, imaginem o que fazem com estas crianças!

Tenho acompanhado os trabalhos da CPI da Pedofilia no Senado, presidida pelo senador Magno Malta, e vimos várias imagens de monstros que não medem esforços para abusar de crianças, bebês,... são tão frios, que não cedem aos apelos de pequenas criaturas que, muitas vezes, nem entendem muito bem o que está acontecendo!

Estas crianças vêem sua história sendo desfeita; perdem a razão de viver dignamente e, não poucas vezes, acabam se acostumando com esta vida - são viciadas nesta prática horrível, com pessoas nojentas, que acabam sendo o seu referencial de relação sexual! Será que esta criança conseguirá se relacionar com seus maridos/esposas, depois de tanta agressão sexual? A resposta é não, salvo se fizer importante acompanhamento psicológico e espiritual que lhes permita se desvincular deste passado e retomar a vida!

Por certo não sou a pessoa mais experiente sobre o tema e nem tenho a pretensão de esgotá-lo, mas posto este artigo, no “Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil”como um desabafo de uma cidadã, esposa, mãe, defensora dos Direitos da criança e do adolescente, que não se conforma com este tipo de abuso e exploração sexual, por considerar mais trágico do que qualquer outro abuso, já que são crianças caladas por seus agressores.

Se posso lhe fazer um apelo, peço que fiquem atentos às suas crianças; não as deixem só, sem atenção, sem orientação, desconfie sempre – de tudo e de todos, infelizmente é assim que se consegue diminuir o índice deste tipo penal! O abuso e exploração sexual infantil, principalmente, na modalidade pedofilia, não é um problema que as autoridades vão resolver sozinhas! É preciso que o povo se una para que se consiga, no mínimo, conscientizar sobre esta prática, da qual nenhum de nós estamos livres! Esta data, é mais uma grande oportunidade, mas podemos nos movimentar todos os dias!

É por isto que o senador Magno Malta abriu a campanha “Todos contra a Pedofilia”; “A pedofilia não é um problema meu, é nosso”, "Show Todos contra a Pedofilia", entre outras – para fazer o povo do Brasil pensar, refletir e aprender a se proteger desses monstros! Tem também o propósito de mostrar à eles que estamos atentos, que esta prática já não é tão desconhecida como em um passado recente, fazendo assim que eles recuem, dificultando sua atuação.

Assim, solicito que, se vc tiver, coloque sua camiseta “Todos contra a Pedofilia”, sempre que puder! Se não tiver, entre no site: www.todoscontrapedofilia.com.br e encontrará os modelos que poderá pedir a qualquer estamparia que lhe faça. Não se preocupe, pedófilo não vai se apresentar para vc, te agredir, ... eles agem às escondidas!!

Faça a sua parte! Eu estou fazendo a minha; as nossas autoridades estão fazendo a delas; e, juntos, conseguiremos proteger os nossos filhos, as crianças e adolescentes do nosso País!


“TODOS CONTRA O ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL”

“TODOS CONTRA A PEDOFILIA”

Um comentário:

  1. É bom saber que existe pessoas realmente focadas na causa, pois a causa leva o nome... E sem causa não tem como ter seriedade... Por isso parabéns Terezinha por ter abraçado essa causa!!! TODOS CONTRA A PEDOFILIA. Junte-se a nós nessa luta, vista essa camisa... www.todoscontraapedofilia.com.br Abs... Parabéns Ronilson Lins

    ResponderExcluir