Quem sou eu

Terra da Garoa, SP, Brazil
Teresinha de Almeida Ramos Neves, para os familiares e amigos Tê ou Téka, profissional do Direito e da Ciência Política. Casada, mãe de três lindas filhas.De 1987 a 2008 trabalhei na Câmara de São Paulo, passando por todos os cargos de gabinete. Em 2008, um importante projeto político me levou à Câmara Municipal de Guarulhos onde ocupei os cargos de Diretora de Licitações e Contratos e Diretora de Comunicação e TV Câmara. Em 2012 fui candidata a vereadora por São Paulo e agraciada com a confiança de 5.645 cidadãos desta linda cidade. Voltei à Câmara de São Paulo, no gabinete do Vereador Pastor Edemilson Chaves, onde exerço a função de assessora jurídico-legislativo. Sou amante de bons livros, eclética por natureza, sonhadora por decisão e conquistadora pela graça de Deus. Apaixonada pela vida, não me canso de agradecer pelos obstáculos que me permitem crescer. Amo os amigos e busco a conquista dos possíveis inimigos. Não me agrado da inércia (estagnição, inatividade, apatia, preguiça) e nem da indolência (distância, frieza, desleixo, negligência) mas prezo pela excelência e pela dinâmica da vida. Minha família, minha razão; Jesus, minha maior inspiração!

Eleição de Dilma Roussef - mais um passo na queda do preconceito contra as Mulheres!!!


01 de novembro de 2010 • 09h01 • atualizado às 09h22
FILIPPO CECILIO - Direto de São Paulo

Especialistas dizem que eleição de Dilma ajuda a 'enterrar' preconceito!!

A eleição da petista Dilma Rousseff é um passo importante para que a sociedade brasileira enterre de uma vez por todas o preconceito de gênero. Esta é a opinião de diferentes cientistas políticos, professores universitários e políticos ouvidos pelo Terra sobre o tema após a confirmação da vitória da escolhida do presidente Lula para sucedê-lo. Todos concordam, entretanto, que ainda não se pode falar que o Brasil alcançou a emancipação da mulher e a igualdade de gêneros, e que muito da vitória da ex-ministra da Casa Civil se deve à popularidade de seu padrinho político, independente do fato dela ser mulher.
Para o cientista político da Universidade de São Paulo (USP), Humberto Dantas, o fato da petista ser a candidata de um governo bem avaliado pesa mais do que as questões de gênero. "Mas em termos de uma consolidação do que poderíamos chamar de ruptura de valores, ou de tradições e aspectos conservadores, a eleição dela ajuda", diz ele. "E isso já vinha acontecendo há muito tempo no Brasil. Tivemos mulheres prefeitas em grandes capitais, mulheres governando Estados. É sim importante, e rompe barreiras do que poderia ser resquício de um conservadorismo. Mas ela chega ao poder muito mais pelos méritos de seu principal fiador do que pela questão de gênero".

Ricardo Young, candidato derrotado ao Senado em São Paulo pelo PV e apoiador da candidatura de uma outra mulher, Marina Silva (PV), entende que a eleição de Dilma sinaliza a modernização da política brasileira. "É uma experiência já vivida em outros países da América Latina, e que vai estimular mulheres em geral a participarem da política. Mas, a condição de gênero não é suficiente pra ser uma boa presidente".

A presença de mulheres em cargos máximos de comando está se tornando uma constante no continente. Exemplos recentes são Cristina Fernández Kirchner, que preside a Argentina desde 2007; Michelle Bachelet Jeria, que foi a primeira mulher a governar o Chile, entre 2006 e 2010; e Mireya Moscoso Rodrigez, que atuou como presidente do Panamá de 1999 a 2004. Para Aldo Fornazieri, sociólogo da FESPESP, a eleição de Dilma é representativa para retratar o espaço cada vez maio que as mulheres ocupam na vida política. "Paulatinamente, num processo difícil e intrincado, a mulher vem adquirindo status e importância política, se equiparando aos homens", avalia ele.
Os estudiosos assinalam, entretanto, que uma vez no poder, Dilma não poderá se esconder atrás de sua figura feminina, como sugeriu mais de uma vez o presidente Lula durante a campanha, ao dizer que os ataques e críticas que sua protegida sofria eram motivados por sua condição de gênero. "Terminada a eleição, estas astúcias e manobras que são inerentes a uma campanha eleitoral vão desaparecer. A avaliação dela, no exercício efetivo do cargo deve se pautar pelas questões técnicas e de natureza política", disse Fornazieri.
Dantas segue na mesma toada: "na campanha isso é possível de ser feito, mas no governo não dá; o governo é a vida real. Não dá tempo de ficar dizendo ou usando justificativas desta maneira".


Fonte: Portal Terra

MINHAS REFLEXÕES:
A eleição de Dilma, realmente, deixa as mulheres felizes, principalmente, aquelas que são amantes da política, que sonham com um País diferente, que sabem que podem somar nesta luta, que têm um feeling capaz de enxergar onde o olhar masculino não alcança...

Vejo que, neste aspecto, o Brasil tende a avançar muuito! Por outro lado, a opinião do cientista político Humberto Dantas, quando diz que “o governo é vida real”, ou seja, independente da “fragilidade” da mulher presidente, tão ressaltada pelo presidente Lula nas eleições para mostrar que este era o foco da oposição, esta deverá mostrar ao Brasil a sua capacidade técnica e política de governá-lo!! Sem querer "vender meu peixe", sei que a mulher que se dispõe a tal atuação, não será frágil, pelo contrário, surpreenderá!

Achei bastante interessante o primeiro discurso de Dilma. Seu primeiro compromisso é de honrar as mulheres, mostrando que “sim, a mulher pode”. Ela pautou pela reafirmação das principais promessas feitas no período eleitoral, ressaltando as convicções de seu plano de governo, deixou claro que vai fazer um governo de coalisão com os partidos que lhe apoiaram, e que estenderá a mão para aqueles que assim não fizeram. Disse também que vai bater à porta do Presidente Lula, sempre que precisar, e se emocionou ao se referir à ele.

Falou que fará a esperada reforma política, falou sobre o pré-sal, em erradicação da miséria,reafirmou compromissos com a estabilidade da economia,...

Só uma coisa me deixou um pouco triste, ela agradeceu à todos os seus apoiadores, partidos aliados, outros que se achegaram no segundo turno mas não agradeceu à Deus! Mas é compreensível, só não fez isto porque não conhece Deus, não sabe da sua grandeza, da importância de depender d’Ele em tudo – o dia em que ela entender assim, não se preocupará (pré – ocupar = se ocupar antecipadamente) em fazer o melhor governo, será direcionada pelo Espírito Santo e fará o melhor! Neste aspecto, sei que temos parlamentares/políticos comprometidos com Deus que estarão por perto, lhe auxiliando, também, no aspecto espiritual! Ressalto suas palavras, onde reafirmou que governará para todos, independente de credo, cor, raça... Deus tem um propósito em todas as coisas e Dilma foi eleita presidenta porque Ele permitiu, então, nosso papel enquanto cristãos é orarmos pelas nossas autoridades e desejar que seu governo seja assertivo!

Enquanto mulher, sinto-me mais animada a sonhar e trabalhar por minha cidade, São Paulo, certa de que se for a vontade de Deus, poderei iniciar minha carreira política em 2012, no Poder Legislativo, onde trabalhei por 23 anos, iniciando aos 16, no cargo de office girl/ recepcionista, passando por assessoria parlamentar, legislativa, jurídica e chefia de gabinete. Continuo no Legislativo, mas na Cidade de Guarulhos, um lugar que me trouxe a oportunidade de trabalhar com a gestão pública, onde ocupei o cargo de Diretora de Licitações e Contratos e, hoje, ocupo o cargo de Diretora de Comunicação e TV Câmara.

Percebam que amo atuar no Poder Legislativo e sinto-me preparada para sonhar mais alto, mas sei que precisarei lutar muiito, tal como fez a nossa Presidenta! Este exemplo renova as minhas forças! Creio em Deus e em seus propósitos! Farei a minha parte, mas descansarei n’Ele!!!

Por fim, é a mulher conquistando espaços na política, no Judiciário, na economia, mercado internacional, mercado empresarial... São os avanços de um Estado Democrático de Direito, onde vemos cair o preconceito/discriminação e, por conseqüência, o avanço democracia!

Avança BRASIL!!!!!

2 comentários:

  1. Com respeito ao seu texto, mas isso é mais preconceituoso que tudo. A questão não é o sexo no poder e sim a dignidade e o caráter da pessoa. Não basta apenas ser mulher, precisa ter honra. Daqui a pouco estarão perdoando o diabo, dizendo que ele mudou e ficou generoso. Francamente!!! José Antonio - Departamento de imprensa do SINPEEM.

    ResponderExcluir
  2. Olá José Antonio,
    Obrigada por dispor do seu tempo para comentar em meu blog. Respeito sua opinião.
    Concordo com você quando diz que o sexo não importa, mas ressalto que, infelizmente, esta não é a nossa realidade, tanto que, só agora, elegemos a primeira presidenta do Brasil!
    O texto não tem a pretensão de ser preconceituoso, pelo contrário, busca acabar com o preconceito!
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir