Quem sou eu

Terra da Garoa, SP, Brazil
Teresinha de Almeida Ramos Neves, para os familiares e amigos Tê ou Téka, profissional do Direito e da Ciência Política. Casada, mãe de três lindas filhas.De 1987 a 2008 trabalhei na Câmara de São Paulo, passando por todos os cargos de gabinete. Em 2008, um importante projeto político me levou à Câmara Municipal de Guarulhos onde ocupei os cargos de Diretora de Licitações e Contratos e Diretora de Comunicação e TV Câmara. Em 2012 fui candidata a vereadora por São Paulo e agraciada com a confiança de 5.645 cidadãos desta linda cidade. Voltei à Câmara de São Paulo, no gabinete do Vereador Pastor Edemilson Chaves, onde exerço a função de assessora jurídico-legislativo. Sou amante de bons livros, eclética por natureza, sonhadora por decisão e conquistadora pela graça de Deus. Apaixonada pela vida, não me canso de agradecer pelos obstáculos que me permitem crescer. Amo os amigos e busco a conquista dos possíveis inimigos. Não me agrado da inércia (estagnição, inatividade, apatia, preguiça) e nem da indolência (distância, frieza, desleixo, negligência) mas prezo pela excelência e pela dinâmica da vida. Minha família, minha razão; Jesus, minha maior inspiração!

Dez coisas que você ensina ao seu bebê todos os dias e nem percebe

ÀS VEZES A GENTE NEM SE DÁ CONTA DE TUDO O QUE OS BEBÊS APRENDEM COM AS ATIVIDADES DO DIA-A-DIA. VEJA COMO APROVEITAR CADA MOMENTO PRA ENSINAR COISAS BACANAS AO SEU FILHO

1. Que ele pode contar sempre com você
Cada vez que você responde ao choro do seu bebê por comida, atenção ou troca de fraldas, ele aprende que tem alguma importância na sua vida e que pode contar com a sua ajuda.

2. Que ele pode contar consigo mesmo
Em vez de entrar no quarto cada vez que ouvir um barulhinho, experimente esperar alguns segundos pra ver se ele volta a ficar em silêncio. Uma hora, o bebê vai achar uma posição confortável e pegar no sono sozinho. Sem ter que levantar da cama, você ensinou ao seu filho que ele pode se virar de vez em quando. E você também aprendeu algo: que às vezes, ser uma boa mãe significa fazer menos pelo seu bebê, não mais.

3. Que ele pode se equilibrar
Carregar seu filho nos braços ou no sling estimula o desenvolvimento do equilíbrio do corpo dele. Quando já souber sentar, passeie com o carrinho sobre lugares com superfícies diferentes, como o piso de cascalho, uma calçada lisinha ou um gramado. Isso vai desenvolver o equilíbrio e fortalecer os músculos que o mantêm sentado.

4. Que ele pode se movimentar
Quando seu bebê finalmente levou os pezinhos à boca, pegou uma bolacha no pote ou deu seus primeiros passinhos, você com certeza sorriu e aplaudiu, mostrando que ele tem um motivo para se orgulhar. Ser reconhecido é essencial no aprendizado da criança, e não existe nenhum segredo para seu fazer seu filho desenvolver as habilidades motoras. Tirar os obstáculos do chão já é quase o suficiente. O que mais falta? Comemorar!

5. Que ele pode aprender como funcionam as palavras
Ler o jornal em voz alta, conversar com o bebê como se fosse gente grande, contar pra ele como foi seu dia e até cantar são atitudes que ajudam no desenvolvimento verbal do seu filho, conforme ele percebe o tom de voz e ritmo em que você fala. Palavras curtas e assuntos infantis são agradáveis, mas não necessários.

6. Que cada um tem sua vez
Sabe brincadeira de esconder? Primeiro você esconde o rosto, depois é a vez do seu bebê. Quando você e seu filho se revezam nas brincadeiras e atividades do dia-a-dia, você está ensinando a ele a importância de dividir, sociabilizar e cooperar com os outros.

7. Que é saudável fazer bagunça
Enquanto estiver cozinhando, experimente deixar seu bebê brincar com uma tigela de plástico e uma colher. Ele vai fazer um montão de descobertas: “Será que a colher vai caber na tigela?” “Com que força eu preciso bater a colher até fazer barulho?” “Quanto barulho eu posso fazer até a mamãe se irritar?”

8. Que você entende o que ele está sentindo
Você fez cócegas nos pezinhos do seu filho e ele deu risada. Mas depois de um tempo, ele ficou irritado, e você logo parou. Nesse momento, você o ensinou que sabe ler e respeitar seus sentimentos. Como o bebê não sabe falar, ele depende de como você interpreta os gestos e expressões faciais. Com um pouco de dedicação você entende o que ele quer dizer, e ele ao mesmo tempo, se esforça para se comunicar.

9. Que ele tem um mundo inteiro para explorar
Hoje você levou seu filho para a lavanderia, o parque e o banco. Pode ter sido um dia qualquer pra você, mas para os bebês, cada dia é uma aventura. Eles ainda não têm memória de longo prazo, então toda vez que vão ao parque, é quase como se estivessem indo pela primeira vez.

10. Que a vida tem uma rotina
Você trocou a fralda do bebê, deu almoço, colocou ele no carro e levou a irmã mais velha à escola, e mais tarde, quando estava escurecendo, começou a fazer o jantar. Fazendo as atividades casuais, você ensinou ao seu bebê que o mundo dele é consistente, previsível e estável. Percebendo essa rotina, ele vai tentar adivinhar o que vai acontecer em seguida e esperar ansioso pela próxima atividade.

Fonte: Revista Pais & Filhos

Minhas Reflexões:

Hoje, quando li este artigo, comecei a pensar naquela mãe que esqueceu sua filha no carro e acabou sofrendo, talvez, a maior tragédia de sua vida! A mãe estava acostumada a uma rotina que, desta vez, foi alterada; e, a rotina da correria do seu dia-a-dia não lhe permitiu perceber a presença de sua filha.

Quantas de nós, mulheres, corremos tanto para dar conta de tudo?


Quantas vezes esquecemos até de nós mesmas para cuidar dos nossos filhos?

Esquecemos de dormir, de comer, de produzir, de amar, de viver... Tudo pelos nossos filhos!
O amor de uma mãe é imensurável, inexplicável, inatingível,...

Mãe é uma figura especial! Se somada a uma grande profissional, nem se fala!

O que havia de errada no caso desta mãe? Nada!!! Nada de errado! Apenas a preocupação em fazer o melhor por suas filhas! Um amor tão grande a ponto de descompatibilizar o raciocínio, na tentativa de compatibilizar as atividades!!! Que amor é este??? AMOR DE MÃE, que deixa tudo por sua cria, por sua prole, por sua herança, por aqueles rostinhos que, mesmo durante o período de trabalho, aparecem em sua memória, o tempo todo, trazendo a certeza de que, mesmo à distância, está tentando fazer o seu melhor!

Sei que a dor é imensa (também sou mãe de duas lindas filhas) e sinto-me como se conhecesse esta mãe bem de perto!!

Sei que vieram muitas críticas, mas de pessoas pequenas, insanas, incapazes de compreender o tamanho da responsabilidade de uma mãe, pessoas que não entendem que precisamos nos virar em 20 para dar conta de tudo!Pessoas que,nunca, pararam para se perguntar: Algum dia falhei por amor???

Mas Deus, certamente, entende o que passa essa mãe! Ele também nos amou como filhos e foi tão grande este amor que deu seu filho Jesus Cristo para que fossemos salvos, livres de toda condenação!

Se Deus a entende, e sei que sim, Ele jamais a condenará, mas renovará as suas forças, fazendo que entenda que "há um tempo para todas as coisas"; e se chegou o tempo daquela linda criança, precisamos entender que estamos aqui de passagem, para cumprir o propósito do nosso Criador!

Por vezes não entendemos quais são estes propósitos, mas o tempo nos mostrará a importância da nossa passagem por aqui. Mesmo com tenra idade, certamente, essa criança deixou sua marca - sei disso porque não a esquecerei!!

Se posso dizer alguma coisa para essa mãe, além de Conta Comigo, neste momento tão, mas tão, mas tão difícil, digo:

VOCÊ É UMA SUPER MÃE!!!!

2 comentários:

  1. Desejo que o coração da Zilma seja tomado pelo Espírito Santo Consolador para que toda condenação e culpa não tenha espaço! Que a paz de Deus, que excede todo entendimento humano, inunde aquela vida, renovando suas forças para prosseguir!

    ResponderExcluir
  2. Zilma!! Tenho certeza de que sua filha está com o Senhor Deus.Oro pela sua vida, e para que Deus console o seu Coração!Que Deus a abençõe!

    Desejo que ele vem lhe Consolar como já disse-lhe!!

    Com carinho,

    Larissa

    ResponderExcluir