Quem sou eu

Terra da Garoa, SP, Brazil
Teresinha de Almeida Ramos Neves, para os familiares e amigos Tê ou Téka, profissional do Direito e da Ciência Política. Casada, mãe de três lindas filhas.De 1987 a 2008 trabalhei na Câmara de São Paulo, passando por todos os cargos de gabinete. Em 2008, um importante projeto político me levou à Câmara Municipal de Guarulhos onde ocupei os cargos de Diretora de Licitações e Contratos e Diretora de Comunicação e TV Câmara. Em 2012 fui candidata a vereadora por São Paulo e agraciada com a confiança de 5.645 cidadãos desta linda cidade. Voltei à Câmara de São Paulo, no gabinete do Vereador Pastor Edemilson Chaves, onde exerço a função de assessora jurídico-legislativo. Sou amante de bons livros, eclética por natureza, sonhadora por decisão e conquistadora pela graça de Deus. Apaixonada pela vida, não me canso de agradecer pelos obstáculos que me permitem crescer. Amo os amigos e busco a conquista dos possíveis inimigos. Não me agrado da inércia (estagnição, inatividade, apatia, preguiça) e nem da indolência (distância, frieza, desleixo, negligência) mas prezo pela excelência e pela dinâmica da vida. Minha família, minha razão; Jesus, minha maior inspiração!

VAMOS TIPIFICAR O CRIME DE PEDOFILIA???


Neste mês, estive na reunião da CPI da Pedofilia na Câmara Municipal de São Paulo, acompanhando o Senador Magno Malta, presidente da CPI da pedofilia no senado, que veio compartilhar informações e experiências nacionais e internacionais, advindas com os trabalhos daquela Comissão.
É impressionante o quanto esse tema é polêmico e assustador.
Do ponto de vista jurídico, se vislumbra a necessidade da pedofilia ser tipificada como crime; por outro lado, os defensores da idéia de que a pedofilia é uma patologia clínica, portanto, passível de tratamento, não apoiam a mencionada tipificação penal.
Para que possamos entender melhor este tema, são oportunas algumas informações de caráter técnico:
A existência de um crime depende de alguns critérios. É preciso que haja um fato típico, um ato jurídico, uma ou mais modalidades (dolosa ou culposa), uma ação punível – avaliar se o agente é imputável= responde pelos atos; inimputável= tem desvio mental; semi-inimputável= tem surtos psicóticos - as duas últimas opções são causas de excludente de culpabilidade.
Na prática, hoje, se uma pessoa comete um crime de abuso sexual contra uma criança e o seu defensor pedir exames a fim de provar algum desvio mental e a perícia confirmar, o réu será encaminhado como paciente, que necessita de tratamento e acompanhamento médico; em dizeres técnicos, lhe será aplicada a chamada "medida de segurança", que permitirá ao réu ser levado ao chamado manicômio judiciário, por tempo indeterminado, até que a perícia declare que o paciente está curado - essa é uma das grandes estratégias utilizadas pela defesa dos réus nessas condições, já que tentam demonstrar que o réu não é um criminoso, mas um doente.
Se for aprovado o projeto de lei que trata da tipificação do crime de pedofilia, proposto pela CPI da pedofilia no senado, a pessoa que cometer abuso contra crianças poderá cumprir pena de 16 a 30 anos, considerando atenuantes e agravantes, incluindo o crime de bulinamento – quando ocorre a manipulação lasciva.
Desta forma, seria o ideal que, independentemente de se fazer prova do desvio mental, o réu recebesse a pena, já que o tipo penal existirá e deverá ser aplicado. Penso que a defesa terá um pouco mais de dificuldade na tentativa de descaracterizar o crime.
A aprovação do mencionado Projeto de Lei é um grande avanço no sentido de se implantar políticas públicas que visem coibir a criminalidade no nosso país, bem como a garantia e proteção dos direitos da criança e do adolescente.
Garantir a integridade física e moral das nossas crianças e adolescentes é garantir o futuro do Brasil!
Parabéns aos Senadores da nossa nação que acreditam que podem, efetivamente, mudar o futuro do nosso País!!!

2 comentários:

  1. Micmás Pereira] [prmicmas@yahoo.com.br]
    Ok! Irmã Teresinha. Parabéns por suas considerações sábias e igualmente corajosas, e confiantes por mudanças em nosso país.

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE PALAVRA!!!
    ESTOU PESQUISANDO O ASSUNTO PARA UMA POSSÍVEL
    MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO.
    GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMATIVOS.
    GLADISTONEBASS@GMAIL.COM

    ResponderExcluir