Quem sou eu

Terra da Garoa, SP, Brazil
Teresinha de Almeida Ramos Neves, para os familiares e amigos Tê ou Téka, profissional do Direito e da Ciência Política. Casada, mãe de três lindas filhas.De 1987 a 2008 trabalhei na Câmara de São Paulo, passando por todos os cargos de gabinete. Em 2008, um importante projeto político me levou à Câmara Municipal de Guarulhos onde ocupei os cargos de Diretora de Licitações e Contratos e Diretora de Comunicação e TV Câmara. Em 2012 fui candidata a vereadora por São Paulo e agraciada com a confiança de 5.645 cidadãos desta linda cidade. Voltei à Câmara de São Paulo, no gabinete do Vereador Pastor Edemilson Chaves, onde exerço a função de assessora jurídico-legislativo. Sou amante de bons livros, eclética por natureza, sonhadora por decisão e conquistadora pela graça de Deus. Apaixonada pela vida, não me canso de agradecer pelos obstáculos que me permitem crescer. Amo os amigos e busco a conquista dos possíveis inimigos. Não me agrado da inércia (estagnição, inatividade, apatia, preguiça) e nem da indolência (distância, frieza, desleixo, negligência) mas prezo pela excelência e pela dinâmica da vida. Minha família, minha razão; Jesus, minha maior inspiração!

DIETA SAUDÁVEL - mais uma dica do Hospital do Coração

Dicas

Afinal, o que é uma dieta saudável?

É cada vez mais difundida a convicção de que a alimentação é um fator que interfere diretamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas, auxiliando no desenvolvimento físico e contribuindo na prevenção de doenças. A propalada “dieta saudável” é defendida em programas de televisão e nos veículos de imprensa como sendo uma recomendação a ser seguida por todos. Mas, afinal, o que significa uma dieta saudável?

Em primeiro lugar, é preciso definir claramente quais são os objetivos buscados na dieta e isso varia de indivíduo a indivíduo, alerta Rosana Perim, gerente de Nutrição do HCor. “Uma pessoa com diabetes tem determinadas restrições, que diferem daquela com propensão a hipertensão ou colesterol elevado”, exemplifica a nutricionista.

Algumas recomendações valem para todos. Evitar frituras e gorduras em excesso, ingerir alimentos com fibras e consumir álcool com muita moderação são alguns dos hábitos que podem ser seguidos sem restrição por qualquer pessoa. Quando os objetivos são mais específicos, entretanto, convém ser mais focado nos hábitos alimentares que devem ser obedecidos.

Para compreender melhor o significado de uma dieta saudável, a nutricionista do HCor utiliza como exemplo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que afeta uma parcela significativa da população. Sabe-se que, nesses casos, a ingestão de gorduras deve ser o principal ponto de preocupação, pois o acúmulo de gordura no sangue pode levar ao infarto ou provocar um acidente vascular cerebral. Uma dieta saudável suprime, então, o consumo de alimentos com gordura? Errado.

As gorduras também desempenham importante papel no organismo, como manter a temperatura e auxiliar na produção de hormônios. O segredo é saber distinguir entre a gordura saudável e a nociva. A gordura saturada, encontrada em alimentos de origem animal – como derivados do leite e carnes vermelhas -, leva ao aumento do colesterol no sangue e, consequentemente, a uma elevação no risco de doenças cardiovasculares. A gordura trans – presente em alimentos industrializados, como batatas fritas, biscoitos e salgadinhos – é ainda mais nociva. Já as gorduras insaturadas – existentes em alimentos de origem vegetal, como óleo de canola, azeite de oliva, abacate e oleaginosas (como castanhas, nozes e amêndoas) e alguns peixes marinhos – protegem o sistema cardiovascular e, portanto, seu consumo é recomendado.

Comer de forma saudável, segundo destaca a nutricionista Rosana Perim, também auxilia no combate ao sobrepeso e à obesidade, dois fatores que, por si, são responsáveis pela elevação do risco de uma série de doenças. “Os benefícios de uma dieta saudável são ainda mais consistentes se for acompanhada da prática regular de atividades físicas”, acrescenta a nutricionista do HCor.

Por: HCor

Fonte: www.hcor.com.br

MINHAS REFLEXÕES;

Nosso corpo é "templo do Espírito Santo", portanto, muuito especial!

Cuidemos dele!

Fica aqui, mais uma dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário