Quem sou eu

Terra da Garoa, SP, Brazil
Teresinha de Almeida Ramos Neves, para os familiares e amigos Tê ou Téka, profissional do Direito e da Ciência Política. Casada, mãe de três lindas filhas.De 1987 a 2008 trabalhei na Câmara de São Paulo, passando por todos os cargos de gabinete. Em 2008, um importante projeto político me levou à Câmara Municipal de Guarulhos onde ocupei os cargos de Diretora de Licitações e Contratos e Diretora de Comunicação e TV Câmara. Em 2012 fui candidata a vereadora por São Paulo e agraciada com a confiança de 5.645 cidadãos desta linda cidade. Voltei à Câmara de São Paulo, no gabinete do Vereador Pastor Edemilson Chaves, onde exerço a função de assessora jurídico-legislativo. Sou amante de bons livros, eclética por natureza, sonhadora por decisão e conquistadora pela graça de Deus. Apaixonada pela vida, não me canso de agradecer pelos obstáculos que me permitem crescer. Amo os amigos e busco a conquista dos possíveis inimigos. Não me agrado da inércia (estagnição, inatividade, apatia, preguiça) e nem da indolência (distância, frieza, desleixo, negligência) mas prezo pela excelência e pela dinâmica da vida. Minha família, minha razão; Jesus, minha maior inspiração!

Saiba mais sobre ALAN NETO...


O vereador ALAN NETO (PSC), 48 anos, é guarulhense e foi criado pelos avós. Desde criança tinha prazer em acompanhar o avô, o então vereador Alan, em suas atividades políticas. Estudou na Escola Estadual Conselheiro Crispiniano desde o Ensino Fundamental. Em 1982 terminou o curso de Direito na Unifig (Centro Universitário Metropolitano de São Paulo, antiga Faculdades Integradas de Guarulhos).Em 1988, ingressou na vida política, dando continuidade ao trabalho iniciado pelo avô. Foi secretário Municipal de Assuntos Legislativos na gestão do prefeito Vicentino Papotto, e vereador por várias legislaturas. Atualmente é presidente da Câmara Municipal e foi o vereador mais votado de Guarulhos.


Folha Metropolitana – Quais são as prioridades do seu mandato enquanto Presidente da Câmara?

ALAN NETO – Nossa intenção foi propiciar boa estrutura para funcionários e vereadores trabalharem com independência, dar visibilidade aos trabalhos legislativos e trabalhar para a Câmara ter sua Sede Própria. Nossa cidade é imensa e merece uma Casa Legislativa bonita, espaçosa, que dê condições de atender a população com conforto e dignidade.


Folha Metropolitana – Depois de quase um ano, que avaliação o senhor faz de seu mandato?

ALAN NETO – Acredito que não me cabe avaliar, cabe à população. O político é avaliado a cada eleição. É o povo da cidade que dirá nas urnas o que acham do ALAN NETO. Estamos entrando no nono mês de trabalho na presidência. Nos primeiros meses deste ano foi muito difícil. Trabalhava até meia noite, uma, duas horas da madrugada para tomar pé das coisas. Nesses primeiros meses podemos notar um parlamento mais combativo, fiscalizador e independente. Isso é bom para a cidade.


Folha Metropolitana – Quais as principais dificuldades encontradas pela sua gestão até o momento?

ALAN NETO – Com a ajuda e apoio dos funcionários da Câmara, dos vereadores e até da população, venci as pequenas barreiras e não encontrei grandes obstáculos nesses noves meses de gestão.


Folha Metropolitana – Há um projeto para aumentar o número de vereadores. Assim que aprovado no Senado, Guarulhos terá mais um parlamentar, ou seja, serão 35. Para especialistas, esse pequeno aumento não reflete em benefício direto ao eleitorado. O senhor concorda?

ALAN NETO – O vereador é um representante do povo e deve trabalhar em favor de toda a cidade. Um vereador a mais é mais gente representada no parlamento guarulhense. Temos vereadores ligados a vários bairros e regiões, outros são ligados a categorias, outros ainda, recebem votos de toda a cidade. O vereador emerge, surge da própria sociedade e de todas as camadas sociais. Se será bom ou ruim dependerá do trabalho que o novo vereador desenvolverá. Mas a democracia sairá ganhando com toda a certeza. Vale lembrar que esse projeto só recebeu um parecer favorável, precisa passar por duas votações na Câmara dos Deputados, ser aprovado pelo Senado e receber a sanção do Presidente da República para se tornar lei no ano seguinte. O caminho é longo ainda.


Folha Metropolitana – Na sua opinião, quais são os principais problemas enfrentados em nossa cidade?

ALAN NETO – São muitos: saúde, segurança, habitação, educação, transportes, desemprego. Não dá para pra resolver de uma hora para outra. É um trabalho lento, que depende de toda a sociedade: empresários, governo e toda a sociedade. Sem um trabalho conjunto e de longo prazo, não conseguiremos resolver essas questões.


Folha Metropolitana – Depois de tantos escândalos na política nacional, como o senhor vê a credibilidade dos políticos em relação aos seus eleitores?


ALAN NETO – Em todos os lugares e profissões há os bons e os maus. Na política não é diferente. Nos últimos tempos, os brasileiros têm acompanhado mais de perto a política e tem aprendido muito. A renovação dos parlamentos tem sido muito grande. Mas é sempre bom destacar que o escândalo chama mais a atenção da mídia que a normalidade. Enquanto um ou outro deputado se envolve em algo considerado ilegal, outros lutam para trazer verbas para seus Estados e Municípios. A deputada Janete Pietá (PT) é um bom exemplo: ela tem lutado muito para aprovar emendas que beneficiem Guarulhos. Temos de nos indignar sempre com o errado, mas precisamos valorizar os que trabalham.


Folha Metropolitana – O senhor acredita que os eleitores podem voltar a acreditar na ética e honestidade dos políticos?


ALAN NETO – Mas é claro que sim. Vivemos um uma democracia e devemos preservá-la. Devemos cobrar atitudes éticas e honestidade não só dos políticos, mas de todos. Temos de votar com consciência e caso o político não for o que a sociedade pensava, ele deve ser trocado.


Folha Metropolitana – Como é a relação da Câmara com a Prefeitura?


ALAN NETO – Nossa relação é tranqüila e de respeito mútuo. O Legislativo e o Executivo são poderes independentes e assim devem permanecer para o bem da cidade e da democracia. O Legislativo não deve ser a favor ou contra o prefeito A, B, ou C. A Câmara deve ser a favor da cidade.


Folha Metropolitana – Recentemente foi aprovada a proposta do senhor de um programa de apoio aos portadores de psoríase (doença inflamatória crônica da pele). Por que o interesse pelo tema?


ALAN NETO – A Associação Brasileira de Psoríase me procurou para conversar sobre o tema e eu abracei a idéia. Nosso país possui diversas doenças que podem ser enfrentadas com pequenas ações governamentais e essa é uma delas.


Folha Metropolitana – O senhor é candidato declarado à Assembléia Legislativa. Inclusive em 2006, se tornou o primeiro suplente de Deputado Estadual pelo seu partido. Quais são seus projetos em relação a uma possível cadeira na Assembléia?


ALAN NETO – Nossa cidade é uma potencia estadual e precisa de um deputado para trazer de volta parte das riquezas que produzimos. Quem produz tanta riqueza merece uma fatia maior do bolo. Cidades menores possuem até mais de um deputado. Guarulhos tem mais de 700 mil eleitores e, atualmente, não tem nenhum deputado estadual. Com tantos votos, poderíamos ter oito ou até mais deputados estaduais.


Folha Metropolitana – O senhor diz a todos os veículos que será prefeito de Guarulhos em 2013. Qual sua estratégia, já que, se eleito para a Assembléia Legislativa, estará afastado da cidade?


ALAN NETO – Não vou me afastar de Guarulhos, pois moro e nasci aqui. Da Assembléia até a minha casa gastarei de 30 a 40 minutos de carro, então não estarei tão distante assim. Como deputado poderei lutar muito por minha cidade e toda a região do Alto Tietê e de forma nenhuma estarei longe. Lembro que sou pré-candidato, serei candidato após a convenção do meu partido em 2010.


Texto extraído do Jornal Folha Metropolitana - Edição de 14 de setembro de 2009
Autora: Priscila Andrade

3 comentários:

  1. Guardem este nome - ALAN NETO - em 2010 ele vem com tudo!!!!

    ResponderExcluir
  2. O bom politico é aquele que age com o coração,não com a razão.
    Precisamos de pessoas assim que amam o que fazem.

    ResponderExcluir
  3. allan neto é um bom guvernador

    ResponderExcluir