Quem sou eu

Terra da Garoa, SP, Brazil
Teresinha de Almeida Ramos Neves, para os familiares e amigos Tê ou Téka, profissional do Direito e da Ciência Política. Casada, mãe de três lindas filhas.De 1987 a 2008 trabalhei na Câmara de São Paulo, passando por todos os cargos de gabinete. Em 2008, um importante projeto político me levou à Câmara Municipal de Guarulhos onde ocupei os cargos de Diretora de Licitações e Contratos e Diretora de Comunicação e TV Câmara. Em 2012 fui candidata a vereadora por São Paulo e agraciada com a confiança de 5.645 cidadãos desta linda cidade. Voltei à Câmara de São Paulo, no gabinete do Vereador Pastor Edemilson Chaves, onde exerço a função de assessora jurídico-legislativo. Sou amante de bons livros, eclética por natureza, sonhadora por decisão e conquistadora pela graça de Deus. Apaixonada pela vida, não me canso de agradecer pelos obstáculos que me permitem crescer. Amo os amigos e busco a conquista dos possíveis inimigos. Não me agrado da inércia (estagnição, inatividade, apatia, preguiça) e nem da indolência (distância, frieza, desleixo, negligência) mas prezo pela excelência e pela dinâmica da vida. Minha família, minha razão; Jesus, minha maior inspiração!

Qual a função do Polícial Militar??? Será que póde tudo??? Qual a relação Polícia - Cidadão???

Este artigo foi gerado em decorrência de uma situação muito desagradável que vivenciei, ontem, pela manhã, em minha residência:

Por volta das 08h00, toca o interfone. Ao atender, pergunto "quem é?" Um rapaz, de aproximadamente, 23 anos, diz que é o Alexander. E o perguntei; "de onde"? Ele disse: "De onde vc chamou"... eu disse que não havia chamado ninguém e lhe perguntei: "O que voce faz? Ele respondeu muitas coisas... "nem te digo"... Eu lhe disse: O que você quer? Ele respondeu: "Vocês que me chamaram"... Novamente, lhe disse que não chamamos... ai percebei que ele poderia ter ou estar com algum problema, então lhe disse: "Nao sei qual é a sua intenção, mas seja qual for, saiba que Deus sonda e conhece os nossos corações,.. se você está precisando hoje de uma palavra de conforto, de paz, eu abençôo a sua vida, declaro a paz do Senhor Jesus inundando o seu coração, neste momento, peço que o anjos do Senhor que, neste momento, encontram-se ao redor desta casa, lhe guarde de todo mal, em Nome de Jesus, Amém". Ele ficou parada, olhando e nada respondeu... ai eu lhe perguntei: Tudo bem? Agora que você já sabe que não lhe chamamos e já orei por você, você ainda tem mais alguma coisa a dizer? Ele disse: "Vou ficar aqui, vcs me chamaram".

Ele ficou parado por longo período. Fiquei observando pela câmera... Ele olhava para cima... parecia que queria encontrar uma forma de entrar na minha casa... Comecei a ficar preocupada! Meu marido optou por chamarmos a polícia, porque a situação estava saindo do controle... não achávamos que ele era bandido, mas um doente, talvez um psicopata... Estava no horário da nossa secretária chegar... pensamos que seria perigoso ela chegar perto dele e abrir o portão...

Chamamos a polícia e ficamos esperando, atentos na câmera. Os policiais chegaram,... descemos e nos aproximamo do portão, pelo lado de dentro. Escutamos o policial falar para ele: "Você conhece os donos da casa?" Ele dizia: "conheço sim, eles me chamaram". O policial lhe disse: "Não, eles não chamaram, por isso estamos aqui"... pediram o RG dele, fizeram o levantamento e apareceu uma ocorrência - perguntaram a ele: Vc tem passagem pelo que? Ele disse "171" (ué, quem garante que era isso mesmo? o policial disse que o COPOM não informa o artigo!). O policial olhou para ele e disse - vc esta perturbando as pessoas - sai andando, de boa, vai... ele encarou o policial, sem medo, atavessou a rua, e sentou no muro de frente, como quem quer dizer: "vou ficar aqui"... um policial olhou para o outro, um deles atravessou a rua e ficou conversando com o rapaz por + ou _ 15minutos... voltou e disse que ele parece ser doente... ai eu lhe perguntei: "então, mas e agora, o que vamos fazer?" O "tenente" chamou mais uma viatura, de onde desceu um "cabo", ele contou o que estava acontecendo, o "cabo" atravessou a rua e pediu para o rapaz tirar tudo da mochila e da bolsa para ele ver o que ele portava... o rapaz tirou tudo, roupas, pertences de higiene,... o "cabo" perguntou a um rapaz que vinha se achegando se o conhecia? O rapaz disse que sim, que ele morava por ali - o cabo pediu para ele chamar a mãe do rapaz, que não se encontrava em casa, segundo este moço... o "cabo" voltou e nos disse que ele tinha problema e que morava na região e nos perguntou: "Vocês conhecem este rapaz?" Dissemos: "não". Ele perguntou: Quanto tempo vocês moram por aqui? Respondemos: "4 anos", ele disse: "e não conhecem este rapaz?". Dissemos, mais uma vez: "não" (meu Deus, sou obrigada a conhecer todos os moradores no meu bairro??). Ele disse, mas o outro moço disse que ele mora por aqui, foi chamar a mae, mas ela não esta em casa... Eu disse: "mas será, mesmo, que este rapaz o conhece?" "Ele disse que sim"...

Então, o "cabo Pereira" disse ao "tenente": "o rapaz tem problema, não ha o que fazer, vamos embora!". Eu lhe perguntei: "Mas este rapaz vai ficar aqui, em frente da minha casa, olhando deste jeito?". o "cabo" me respondeu: "ele tem o direito de ir e vir, senhora!!". Eu lhe disse: "eu sei, eu também tenho o direito de ir e vir, mas eu, minha família e minha empregada não estamos podendo exercer este direito porque estamos preocupados com a presença dele aqui". O "cabo" respondeu: Eu não posso ficar com a viatura aqui parada, em frente a sua casa, fazendo segurança para a senhora? Eu lhe disse: "Eu sei, nem quero isto! Só quero que vocês que trabalham todos os dias nas ruas e sabem como conduzir este tipo de problema, o resolva da melhor maneira possível, ou seja, que todos possam ver garantidos os seus direitos...; e se minha empregada chegar e este rapaz a abordar quando estiver abrindo o portão?" Ele me respondeu: "a senhora nos chama novamente". Eu lhe disse: "mas já poderá ter acontecido algo mais preocupante!" Ele disse: "mas é isso que podemos fazer pela senhora!"... olhou para o tenente e perguntou: o senhor vai ficar ai parado na frente da casa, chefe?? (que tom irônico!!! Me segurei!! "Morra" Teresinha!!! rs) eu estou indo... e me deixou falando sozinha, entrou no carro e foi embora... Olhei para o "tenente" e perguntei: "está certo este tipo de postura? Como ficaremos, então?" Ele disse: "estamos à disposição, se precisar de algo mais, a senhora nos chama novamente!" (até que ele foi educado, né??? Mas não resolveu o nosso problema). O "tenente" entrou no carro e foi embora. Fiquei parada, sem saber o que fazer... olhei para o outro lado da rua e o rapaz me olhou com aquela cara de satisfação, tipo assim: a senhora chamou a polícia, eles não fizeram nada, e eu continuo aqui - o que adiantou?? Fiquei muuito nervosa, entrei, bati o portão e subi indignada com a nossa polícia!! (estragou meu dia!!!). Uma hora depois, o rapaz sumiu, como chegou... sem eu saber quem era!!!

Dai, me surgiram tantas perguntas:

Se dizem que a nossa polícia (PM/SP) é terceira mais preparada do Brasil ou do mundo, sei la... imagino como serão as despreparadas, né??

Meu Deus, fora tanta falta de respeito conosco, munícipes, cidadãos, pagadores de impostos, povo, sujeito passivo da política pública estabelecida como "segurança" ...; por outro lado... Foi tanto diálogo, atenção, com uma pessoa que estava perturbando o nosso sossego, que os desrespeitou, que os desobedeceu,...

Não queríamos nenhum tipo de agressão mas, no mínimo, que aquela palavra inicial: "sai andando,..." ou seja, pedindo para ele nos deixar em paz, fosse atendida!!! Sabemos que a polícia não está para resolver problemas sociais, relacionados a moradores em situação de rua, falta de moradia, dependência química, falta de amor em família,... mas está para garantir o nosso sossego, a nossa segurança... ou, no mínimo, nos respeitar na condição de pagadores dos respectivos salários, afinal, o servidor público serve ao público, não é mesmo?

Eu não sei se o que me preocupa, mais, é a ação de um psicopata que não atende o policial, ou de um bandido assumido! Eu não sei se me indigna mais ser perturbada por uma pessoa estranha, doente ou por aquele que deveria me resguardar deste tipo de conduta!

Aquela pessoa que nos perturbou viu seu direito de ir e vir garantido, enquanto não tivemos nem o direito de "ficar' em paz, quiçá, de ir e vir!!!

Meu Deus, os valores estão trocados!

Fica aqui meu desabafo, meu repúdio a estes policiais que acabam por denegrir a polícia do nosso Estado; Por certo, não estou generalizando - toda Instituição tem os bons e maus profissionais,.... mas é preciso que falemos das nossas experiências boas mas, também, das ruins, péssimas, como esta vivida na manhã de ontem!!!

LAMENTO!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário