Quem sou eu

Terra da Garoa, SP, Brazil
Teresinha de Almeida Ramos Neves, para os familiares e amigos Tê ou Téka, profissional do Direito e da Ciência Política. Casada, mãe de três lindas filhas.De 1987 a 2008 trabalhei na Câmara de São Paulo, passando por todos os cargos de gabinete. Em 2008, um importante projeto político me levou à Câmara Municipal de Guarulhos onde ocupei os cargos de Diretora de Licitações e Contratos e Diretora de Comunicação e TV Câmara. Em 2012 fui candidata a vereadora por São Paulo e agraciada com a confiança de 5.645 cidadãos desta linda cidade. Voltei à Câmara de São Paulo, no gabinete do Vereador Pastor Edemilson Chaves, onde exerço a função de assessora jurídico-legislativo. Sou amante de bons livros, eclética por natureza, sonhadora por decisão e conquistadora pela graça de Deus. Apaixonada pela vida, não me canso de agradecer pelos obstáculos que me permitem crescer. Amo os amigos e busco a conquista dos possíveis inimigos. Não me agrado da inércia (estagnição, inatividade, apatia, preguiça) e nem da indolência (distância, frieza, desleixo, negligência) mas prezo pela excelência e pela dinâmica da vida. Minha família, minha razão; Jesus, minha maior inspiração!

MOMENTO MAMÃE - A chupeta atrapalha a amamentação?


Sempre polêmicos, dois novos estudos afirmam que o acessório não prejudica o aleitamento materno. Veja o que dizem os médicos brasileiros.


Falar do uso de chupeta é sempre tocar em um assunto polêmico. A Organização Mundial da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria não recomendam o uso. Algumas pesquisas já mostraram que ela poderia influenciar no desmame precoce, outros refutam essa informação, como é o caso de uma recente revisão de dois estudos, publicada no jornal The Cochrane Library.


Na pesquisa maior, 1.021 mulheres, que já estavam amamentando há duas semanas, foram divididas em grupos. Algumas foram aconselhadas a oferecer a chupeta ao filho se houvesse necessidade, como para confortar o choro, outras receberam a recomendação de evitá-la. No outro estudo, 281 mães também foram divididas com o mesmo critério, porém elas estavam começando a amamentar. Todas estavam motivadas com a amamentação. O resultado de ambos revelou que a chupeta não influenciou na quantidade de bebês que foram amamentados exclusivamente com o leite materno até os 3 e 4 meses. Apesar disso, ela não avaliou os efeitos do uso do acessório sobre a saúde e o desenvolvimento das crianças a longo prazo.


Se você pensa que isso libera o uso indiscriminado da chupeta, está enganada. Débora Passos, pediatra-neonatologista do Hospital Santa Joana (SP), diz que o fato da pesquisa ter sido feita apenas com mulheres que tinham o desejo de amamentar é um diferencial importante. Se o grupo fosse heterogêneo, com mães que não demonstrassem essa vontade, talvez o período de amamentação exclusiva fosse menor.


Segundo Cid Pinheiro, pediatra do Hospital São Luiz (SP), se a mãe opta por usar a chupeta no filho, isso deve ser feito com – muito! – critério. “Quando o bebê chora, é importante primeiro eliminar os principais motivos do choro, como fralda suja, cólica, fome ou apenas colo. Descartada essas possibilidades, ela poderia usar a chupeta, por dois, três minutos. Depois, com calma, deve ser retirada”, diz. O especialista explica que o ato de sugar traz prazer para os bebês pequenos, por isso se acalmam. Porém, o acessório não deveria ser oferecido aleatoriamente, como na hora de dormir, por exemplo. O que, na prática, pode não ser tão simples assim. Por isso, o aprendizado que se pode tirar de ambos os estudos é algo que os pais já suspeitavam: chupeta, só com moderação.


Fonte: Revista Crescer


MINHAS REFLEXÕES



Estou vivendo, novamente, este momento lindo que é cuidar de um bebê e, agora, o faço com mais maturidade, afinal, bebê aos 40 anos faz toda a diferença! (:D




No entanto, nem a maturidade me fez chegar a uma conclusão sobre a chupeta!


Tenho três filhas mas cada uma reagiu diferente, no que diz respeito a chupeta; e, nenhuma delas ficou prejudicada na amamentação.


A minha primogênita, Larissa (15 anos) aceitou a chupeta e dela se desfez sem maiores problemas;


A minha Laura (8 anos) não aceitou chupeta... insisti muuito mas ela enjoava! Não teve jeito! Só que ela optou por chupar o dedo indicador - tentei de tudo, mas não consegui tirá-lo e, hoje, pago o preço por isso! Ela teve o palato (céu da boca) comprometido e usa um aparelho para ajustar a parte óssea para, depois, cuidar da dentição!


A minha caçula, Sophia, encontra-se com 2 meses e meio e, ainda, não aceita a chupeta! Algumas vezes consigo deixá-la um pouco mas, logo, joga da boca! Vejo que ela insiste em chupar o dedo polegar, ai meu Deus! :D) Estou, aqui, numa "briga", insistindo em fazer-lhe acostumar com a chupeta...


Ai vem esta matéria... rs... e agora?


Vejam que não é fácil! Lendo este artigo fiquei pensando: Se eu conseguir fazer que minha filha se acostume com a chupeta, seria difícil usá-la só por dois ou três minutos! Outra observação: Se oferecer a chupeta na hora de dormir é entendido como "aleatório", qual seria o outro momento mais propício?rs...


E para "piorar" (rs) fechar este artigo com a seguinte frase: "chupeta, só com moderação" me parece utopia!!! Ora, "brigamos" tanto para que nossa filha aceite a chupeta e, agora, não a deixo curtir este "brinquedinho"?? Será mesmo que ela saberá, ou melhor, aceitará esta dosagem de tempo??


Gente, penso que os especialistas tentaram nos orientar mas sinto-me, ainda mais, confusa! A sugestão é boa, porém, na prática, a vejo incondizente com a nossa realidade!!!


Apesar das dificuldades, vou tentar, vou dizer agora à Sophia:


"Filha, chupeta só um pouquinho para relaxar, tá?? Não pode dormir e nem ficar usando por mais de três minutos!! Quando não estiver com a chupeta, dedo nem pensar!!! Aliás, nem chupeta, nem dedo!!! Brinca com sua amiguinha abelhinha para tentar se entreter até o soninho chegar, tá?!!!"


Será que vai funcionar???? rs...


Aliás, este artigo me fez lembrar o título de um livro da autora Jô Galasso: "Ser mãe é sorrir em parafuso"!!!rs...


Fechando, sei que todas estas dúvidas passam e, muuito rápido, a ponto de nos fazer "morrer" de saudades!!!!


Que problema gostoso, né??rs...


Um beijo à todas as mamães, desde as "de primeira viagem" às mais experientes - o amor de mãe só perde e/ou se comparar ao amor de Jesus por nós!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário